Campanha Fake News: a Justiça do Trabalho é lenta e tem processos demais?

O terceiro mito abordado pela Campanha 8 Fake News sobre a Justiça do Trabalho preconiza que a Justiça do Trabalho é lenta e que tem processos demais. Os fatos, porém, provam justamente o contrário: a Justiça mais rápida do país é a do Trabalho. De acordo com dados do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), os tribunais trabalhistas levam oito meses para sentenciar processos na fase de conhecimento e cinco meses para proferir acórdão, a decisão em segunda instância. Com relação ao número de processos, a Justiça do Trabalho recebe cerca de 15% dos casos novos de todo o Poder Judiciário, muito menos processos que a Justiça Estadual (69%), por exemplo.

CAMPANHA - Fruto de ação conjunta com o CSJT e com as áreas de comunicação dos TRTs do país, a Campanha 8 Fake News sobre a Justiça do Trabalho é composta por publicações em redes sociais, notícias e spots em vídeos. O TRT da Bahia replicará as peças da campanha em todos os seus canais nas redes sociais: Instagram, Facebook, Google + e Youtube.

O conteúdo é didático, com linguagem simples e direta, e tem o objetivo principal de conversar diretamente com o cidadão brasileiro. Há esclarecimentos, por exemplo, a respeito da existência da Justiça do Trabalho em outros países, os custos e arrecadação envolvendo esse ramo do Judiciário, assim como informações sobre o volume processual encontrado nos TRTs.

Clique aqui para conhecer a iniciativa.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 9/10/2018 (Com informações do Coleprecor)