Magistrado tira dúvidas de estudantes sobre direitos trabalhistas no Fórum do Comércio

O juiz do Trabalho Agenor Calazans participou da sessão Tira-Dúvidas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), com alunos e professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Itapuã, na última quinta-feira (14/6). No evento, realizado no auditório do Fórum do Comércio, o magistrado esclareceu questões sobre contrato intermitente, direitos e deveres dos empregados e outros aspectos envolvendo o contrato do jovem aprendiz.

O TJC funciona com a participação efetiva de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados, procuradores e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho e da criança, além de ética e cidadania. A iniciativa da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas) é aplicada nos estados pelas Amatras. Na Bahia, o programa é executado pela Amatra5 com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA).

Após a sensibilização dos professores, é feita uma capacitação e distribuição da Cartilha do Trabalhador para ser aplicada em sala de aula. Os alunos visitam a Justiça do Trabalho para acompanhar uma audiência e participam, junto com os professores, de sessões Tira-Dúvida com juízes do Trabalho. A culminância é a parte final, quando os alunos mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula sobre direitos e deveres dos trabalhadores.

Fonte: Amatra5 (com edições da Secom do TRT5-BA) - 18/6/2018