Outubro Rosa: faça parte você também dessa campanha

Todo ano o TRT da Bahia apoia em suas mídias sociais a Campanha Outubro Rosa reafirmando a importância da conscientização de exames para prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Dando o pontapé inicial, os servidores da Secretaria de Comunicação Social do órgão vestiram-se de rosa, fizeram uma foto e publicaram nas redes sociais com a hashtag #TRT5NoOutubroRosa. O objetivo é engajar mais pessoas no âmbito da Justiça do Trabalho em prol do movimento contra o câncer de mama.

Todos que apoiam o Outubro Rosa - magistrados, servidores, demais colaboradores e o público em geral – são incentivados a fazer o mesmo: uma foto ou selfie (individual ou em grupo) com roupa cor de rosa e compartilhar nas redes sociais com a hashtag da campanha (#TRT5NoOutubroRosa). As fotos devem ser tiradas em alguma unidade ou fórum do Tribunal, na capital ou interior, e os cliques mais criativos farão parte de uma galeria no Instagram Stories do @TRT5Bahia ao longo deste mês.

Participe! Sua singela contribuição poderá conscientizar outros da importância da prevenção contra essa enfermidade que atinge anualmente quase 60 mil mulheres apenas no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O MOVIMENTO – O Outubro Rosa foi criado com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Durante o mês são lembradas algumas medidas importantes que podem ajudar a detectar precocemente o câncer de mama: autoexame das mamas pelo menos uma vez ao mês; mamografia a partir dos 40 anos, pelo menos uma vez por ano ou quando o médico recomendar; e acompanhamento por um mastologista, principalmente a partir dos 40 anos.

O câncer de mama também pode atingir o sexo masculino. Os principais fatores de risco para os homens são o aumento de peso, dieta rica em gorduras, a ingestão excessiva de bebida alcoólica, o uso de hormônios e de anabolizantes. Já em relação ao câncer de colo do útero, vacinar meninos e meninas contra o HPV também é importante medida preventiva.

Secom TRT5 (Lázaro Britto / Miwky Abe) - 10/10/2018