Público do TRT5-BA acessará aplicativo nacional da Justiça do Trabalho a partir desta 4ª (15)

 

A partir desta quarta (15/2), o aplicativo do TRT5 Mobile será atualizado para a versão nacional, passando a se chamar Justiça do Trabalho Eletrônica (e-JT). O aplicativo será acessado através de um novo ícone (acima), com novo layout e novos recursos, correções e melhorias. Inicialmente, manterá o acesso apenas à base judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), com expansão em breve para o TRT4 (RS) e TRT21 (RN) e, em seguida, com abrangência nacional.

Até esta terça (14/2), o público já podia usar o aplicativo para acessar informações do TRT5: ver movimentação de processos, decisões, outros documentos, notícias, jurisprudências e pautas de audiências e sessões, além de emitir boletos para pagamentos e outras comodidades. O juiz auxiliar da presidência do TRT-BA Firmo Ferreira Leal Neto, responsável pelo projeto, diz que a ideia surgiu no início de 2016. "Cada vez mais nós utilizamos aplicativos de celular para nos comunicar, nos locomover, para efetuar compras, dentre outras ações, então pensamos por que não ter um aplicativo para acompanhar um processo, por exemplo?", revelou o magistrado.

Na versão nacional será possível consultar e acompanhar os processos da Justiça do Trabalho de todo o país, bem como verificar as pautas de audiências e sessões, jurisprudências, notícias, e acessar novas funcionalidades:

Integração com outros TRTs: os usuários poderão escolher de qual regional desejam consultar as informações. E quando novos tribunais forem integrados eles serão avisados.

Ferramenta para verificação de autenticidade de documentos do PJe: o usuário poderá utilizar a câmera do celular para ler o código de barras do documento produzido no PJe, validando assim a sua autenticidade. Este código também poderá ser digitado. Além disso, poderá visualizar outros documentos que estejam vinculados ao principal.

Ferramenta de Chat: os magistrados e advogados que estiverem autenticados no aplicativo poderão acessar a ferramenta de chat para troca de mensagens instantâneas entre usuários com mesmo perfil.

Backup e recuperação de dados: o usuário poderá fazer backup de outras informações além dos processos favoritos, tais como marcadores, notas, jurisprudências favoritas, entre outros. Com isto, será possível recuperá-las caso precise reinstalar o aplicativo ou recuperar de outro equipamento.

Melhoria no detalhamento de consultas de processos: informação da próxima audiência, caso exista.

Compartilhamento de processos: possibilita enviar um link para outro usuário do aplicativo para que ele tenha acesso ao processo de forma mais rápida.

DESENVOLVIMENTO: A versão nacional do aplicativo foi concebida por uma equipe multidisciplinar formada pelos seguintes servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic):  André Luis Nunes Muniz, Ruy Fabiano Magalhães Silva Costa, Angelo Andrade Moura,  Igor Ferreira Soares,  Ramon Araujo Gomes, Otto Schuenemann Teixeira e Raphael Souza de Oliveira responsáveis pelo Desenvolvimento; Alexandre Costa da Silva, pelo Banco de Dados; e Marcos Souza Valle, pela Infraestrutura.

 

Secom TRT5, com informações da Setic - 14/2/2017