Representantes do TRT5 e da Polícia Federal avaliam maior aproximação

''Esta visita é uma honra, pois acontece coincidentemente no dia em que estou no exercício da Presidência e visa  tratar de assuntos concernentes às requisições de natureza criminal feitas pelos juízes do trabalho à Polícia Federal''. Foi com essas palavras que o corregedor regional do TRT5-BA, desembargador Esequias Pereira de Oliveira, cumprimentou os delegados federais Maurício Salim (corregedor regional da Polícia Federal na Bahia) e Grimaldo M. Machado (chefe da Delegacia de Repressão à Crimes Fazendários).

Na tarde desta quinta-feira (19), eles tiveram uma conversa preliminar sobre um possível estreitamento de laços e melhoria da interlocução entre o TRT5-BA e a Polícia Federal. O objetivo é estabelecer padrões para apuração dos crimes praticados durante as instruções dos processos trabalhistas, por uso de documento falso, desobediência, retenção de autos e outras situações. ''É o que podemos chamar de boas práticas'', disse Grimaldo.

De acordo com Salim, é preciso desburocratizar a comunicação e uniformizar procedimentos no âmbito do Estado quanto às requisições da Justiça do Trabalho para instauração de inquéritos. Ele afirmou que os pedidos devem chegar à Polícia Federal preliminarmente instruídos com documentos e demais elementos imprescindíveis à efetiva conclusão da investigação. ''Pretendemos passar um pouco da nossa experiência e entender quais as prioridades do TRT5-BA, para que possamos melhor atender o Regional e imprimir celeridade às investigações'', afirmou.

Secom TRT5 - 20/10/2017