Seminário de Diretores de Varas promove capacitação e debate procedimentos

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargadora Maria de Lourdes Linhares, realizou a abertura do Seminário de Diretores de Varas do Tribunal na tarde desta  quarta-feira (19/9), em Salvador. No evento, a magistrada afirmou que “é um momento a ser intensamente aproveitado pela troca de conhecimento, pela possibilidade de capacitação, de diálogo, de interlocução com a administração, enfim, uma rica e necessária ocasião para que se observem as práticas e processos de trabalho, no intuito de aprimorá-los”. A desembargadora  também destacou a importância dos diretores para a Justiça do Trabalho, pois “capitaneiam a 1ª Instância, que considero a mola propulsora de toda a atividade do Tribunal”.

O Seminário, organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O Seminário conta com três dias de programação. No primeiro dia, os diretores participam de várias palestras. A primeira delas foi ministrada pelo Superintendente Nacional de Produtos de Pessoa Jurídica Pública e Judiciário da Caixa Econômica Federal, Mário Augusto Pereira de Oliveira. Em seguida o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando, falou sobre o tema “Gestão Judiciária e o novo cenário após a Reforma Trabalhista”. A terceira palestra “Orçamento, e-Social e nova sede do TRT5” ficou a cargo do diretor-geral do TRT5, Tarcísio Filgueiras. Já o diretor da Secretaria de Organização e Métodos, apresentou os "projetos estratégicos em andamento". E finalizando o primeiro dia, a juíza Ana Paola Machado Diniz, explicou sobre “A Reforma Trabalhista e a Responsabilidade do sócio”.
 
O Seminário vai contar ainda com apresentações do ministro do TST, Cláudio Brandão, do juízes do TRT5-BA, Luciano Martinez e do presidente da ABAT, Jorge Lima. E ainda um Painel com o juiz do TRT5 Danilo Gaspar e o diretor da 23ª Vara do Trabalho de Salvador, Marcelo Pacheco. Também acontecerá uma conversa com a Corregedoria e a Vice-Corregedoria, representados pelo juiz Firmo Leal, e os servidores Maria Madalena, Maysa Lago e José Uzeda.

Confira a programação dos dias 20 e 21/9:

2° Dia - 20/9/2018
8h30 Palestra “A Reforma Trabalhista dez meses depois: uma análise crítica” — Luciano Martinez, juiz do TRT5.
10h45 Painel “Os Impactos Processuais da Reforma Trabalhista” — Danilo Gaspar, juiz do TRT5 e Marcelo Pacheco, diretor da 23ª VT de Salvador.
14h Palestra “Relações Institucionais e Funcionamento da Justiça” — Jorge Lima, presidente da Abat.
16h15 Oficina de Boas Práticas.

3° Dia - 21/9/2018
8h30 Conversa com a Corregedoria e a Vice-Corregedoria — Firmo Leal Neto, juiz auxiliar da Corregedoria Regional e os servidores Maria Madalena, Maysa Lago e José Uzeda.
10h45 Palestra “Panorama Geral sobre a Reforma Trabalhista” — Cláudio Brandão, ministro do TST.
12h30 Encerramento do Encontro.

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez) - 20/9/2018