TRT da Bahia recebe Selo Prata em premiação do CNJ

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) recebeu, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Selo Justiça em Números na categoria Prata, em reconhecimento pelo esforço feito em 2016 na gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional. A honraria foi entregue à presidente do TRT5-BA, desembargadora Lourdes Linhares, no 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário (foto), que aconteceu nesta segunda-feira (20/11), em Brasília, com representantes de todos os tribunais brasileiros.

Além do TRT da Bahia, outros cinco tribunais do Trabalho foram agraciados com o selo Prata: os TRTs da 13ª Região (Paraíba), 16ª Região (Maranhão), 20ª Região (Sergipe), 23ª Região (Mato Grosso) e 24ª Região (Mato Grosso do Sul), além do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, dos Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá, Mato Grosso e Paraná e dos Tribunais de Justiça dos Estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro.

O TRT da Bahia pontuou com 409 pontos, faltando apenas 4 pontos para o "Selo Ouro". De acordo com o CNJ, as premiações foram dadas de acordo com a prioridade que cada uma das instituições conferiu aos respectivos sistemas de coleta, produção e disseminação de dados estatísticos, conforme instituído pela Portaria n. 46/2017 do CNJ. Este ano, diferentemente dos anteriores, passou a contar como novo requisito de pontuação dos tribunais a eficiência alcançada no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), calculado anualmente pelo CNJ e publicado no Relatório Justiça em Números.

ENCONTRO - O 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário reúne presidentes e corregedores dos tribunais e conselhos da Justiça, além de membros da área de governança e gestão estratégica do Poder Judiciário. Os objetivos são aprovar as metas nacionais a serem cumpridas pelos órgãos da Justiça em 2018 e divulgar o desempenho parcial dos tribunais no cumprimento das metas deste ano.

Além da presidente do TRT5-BA, participam do encontro a vice-presidente, desembargadora Débora Machado; a corregedora regional, desembargadora Dalila Andrade; a vice corregedora, desembargadora Marizete Menezes; os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Dorotéia de Azevedo e Firmo Leal Neto, respectivamente;  e o diretor de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto, com informações do CNJ / Fotos: CNJ e Paulo Jorge Carvalho) – 20/11/2017