TRT5-BA investe na mediação e vai inaugurar Centro de Conciliação(Cejusc)

Com capacidade para atender quatro mil pessoas e realizar mil audiências por mês, o Tribunal Regional da Bahia (TRT5-BA) inaugura o Centro de Conciliação da Justiça do Trabalho (Cejusc) no próximo dia 21 de maio, às 10 horas, durante a abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista em todo o país, com a presença do vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva. A solenidade de lançamento tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

A unidade vai realizar audiências inaugurais e em fase de execução dos processos trabalhistas de Salvador com tentativas de conciliação. Havendo acordo, o processo é encaminhado para o cumprimento na secretaria da Vara. Quando não há a conciliação, o processo é encaminhado a Vara do Trabalho para a realização da audiência de instrução. As partes também poderão solicitar que os processos já em tramitação sejam incluídos na pauta pelo site do Cejusc.

Instalado no andar térreo do Fórum do Comércio, o Cejusc contará com juízes supervisores e servidores conciliadores, que utilizarão técnicas avançadas de mediação, mostrando às partes envolvidas em conflitos que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais rápido e também mais vantajoso do que um processo judicial. “Os acordos são uma forma rápida, equilibrada e moderna de resolver conflitos, contribuindo para a resolução um maior número de processos que tramitam no Tribunal, tornando a prestação jurisdicional mais ágil e célere”, enfatiza a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria de Lourdes Linhares.


SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO TRABALHISTA – A última Semana, realizada em maio de 2017, registrou 71.940 audiências e 26.527 acordos, que resultaram em mais de R$ 749,2 milhões, beneficiando diretamente 198.470 pessoas. Na Bahia, o TRT5 movimentou R$ 20.272.734,49, com a realização de 1.226 audiências, 919 acordos e 659 pessoas atendidas. 

Pessoas interessadas em conciliar nos seus processos podem obter mais informações no Juízo de Conciliação de 2ª Instância (Rua Bela vista do Cabral, 121, Nazaré, 4º andar – Bl. B, Salvador/BA), Telefone (71) 3319 – 7415/7847/7846, e-mail semanadeconciliacao@trt5.jus.br.

Secom TRT5 (Renata Carvalho/Josemar Arlego) - 2/5/2018