TRT5 participa do lançamento do Wiki Nacional durante reunião do Coleprecor

 

Uma plataforma que tem como objetivo democratizar o conhecimento entre os 24 tribunais trabalhistas do país. Essa é a Wiki Nacional - Projeto de Fluxo Nacional de Procedimentos Otimizados de Primeira Instância, que foi apresentada, nesta quarta-feira (8/8), durante a 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho do Brasil (Coleprecor), em Brasília. O lançamento foi realizado pelo presidente e pelo corregedor do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministros João Batista Brito Pereira e Lelio Bentes Corrêa, e contou com as presenças da presidente e da corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), respectivamente, desembargadoras Maria de Lourdes Linhares e Dalila Andrade.

A ferramenta é um manual eletrônico único que conterá com os principais procedimentos para o desempenho de atividades judiciais nas varas em todos os tribunais do Trabalho do país. Tem como base as boas práticas dos TRTs, podendo ser constantemente atualizada e aperfeiçoada. Com isso, servidores e magistrados poderão ter acesso a métodos de trabalho bem-sucedidos, visando obter agilidade e eficiência na solução de processos.

 

Para o corregedor regional do TRT15 e secretário-geral do Coleprecor, desembargador Samuel Hugo Lima, a Wiki Nacional vai ser o ponto de partida para uma nova fase na Justiça do Trabalho. “Ele vai, por exemplo, acabar com o problema de servidores tidos como insubstituíveis, pois vai permitir que o trabalho seja feito por todos os servidores da vara e, ainda, à distância. A ferramenta vai possibilitar que o servidor conheça o fluxo de trabalho em todas as suas fases, seja qual for a posição que ele estiver ocupando na secretaria”, adiantou o magistrado.

O corregedor-geral Lelio Bentes Corrêa afirmou que “a Wiki Nacional é um projeto promissor, pois vai proporcionar a colaboração entre os servidores do trabalho em proporções nacionais”.

Segundo informações do TST, as páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, e visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. A ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em suas três fases, para unificar, simplificar e modernizar o trabalho das varas trabalhistas de todo o país.

O projeto de criação da Wiki Nacional surgiu com base na apresentação de projetos implementados no TRT15 e da página da Wiki-PJe desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato-grossense.

Fonte: Coleprecor (com edição da Secom TRT5) - 9/8/2018