PJe: mais de 200 colaboradores reforçam suporte a magistrados e servidores

Reunião inaugural do Grupo Setorial de 2º Grau, na terça (29)

Magistrados e servidores das unidades do TRT5 que operam o Processo Judicial Eletrônico (PJe) agora contam com uma rede oficial de 242 colaboradores (ver lista abaixo) que darão suporte nas eventuais dificuldades operacionais relacionadas à utilização do sistema. Estes colaboradores estão organizados no Grupo de Apoio Setorial de 1º e 2º graus, lançado, respectivamente, na quarta (30/7), no auditório do Comércio, e na terça (29/7), no auditório da Escola Judicial. 

O Grupo de Apoio é constituído por servidores que têm maior conhecimento do sistema e receberão capacitação contínua para atuarem como multiplicadores de informação. Assim que alguém tiver dúvida na própria unidade, poderá acioná-lo, e os servidores que ali atuam tentarão uma primeira solução. Na impossibilidade de resolução da demanda, ou em se tratando de dificuldade técnica, qualquer servidor poderá registrar chamado no Help Desk (Ramal 6777), para acionamento do Núcleo de Suporte Operacional ao PJe (Nusop). A iniciativa significa uma ampliação sensível do apoio às unidades, que primeiramente foi prestado pelo Grupo de Negócio do PJe e depois pelo próprio Nusop.

O grupo de 1º e 2º graus foi instituído por meio de Resolução Administrativa (Nº 23/2014) que levou em conta, entre outros fatores, a expansão do PJe no Tribunal (somente em 2014, mais 17 varas passarão a usar o sistema) e a crescente demanda de suporte técnico e operacional. Atualmente, o Nusop funciona com oito servidores, dos quais seis atendem chamados e dois trabalham com serviços internos. A unidade recebe aproximadamente 40 novas demandas por dia, provenientes de 49 varas e respectivos núcleos de apoio, 29 gabinetes de desembargadores e todos os órgãos colegiados de 2º grau, além da Central de Execução e Expropriação e do Juízo de Conciliação de 2º grau, que recentemente passaram a operar o sistema.

"A colaboração de mais pessoas permite que os problemas diminuam na ponta e que os técnicos fiquem disponíveis para resolver problemas mais críticos, ou que atuem de forma a se antecipar às dificuldades. Participar do grupo setorial, para os servidores, é um investimento, já que muito tempo será poupado no trabalho cotidiano", disse Orocil Pedreira Júnior, chefe do Nusop, na reunião inaugural realizada na última terça (29/7). Ainda segundo ele, o PJe tem outro desafio além da expansão para novas unidades, que é a constante atualização do sistema. Na oportunidade, Orocil fez também uma explanação sobre o Nusop, cujas atribuições foram definidas pelo Ato 370/2013, que criou aquela unidade. 

Os integrantes do Grupo de Apoio deverão participar de oficinas de atualização; prestarão apoio operacional nas audiências e sessões de julgamento às quais a sua unidade estiver vinculada; coletarão sugestões e as encaminharão ao Nusop. Segundo a Resolução 23/2014, é considerada dificuldade operacional a situação em que o usuário não tem conhecimento suficiente para utilizar o PJe. Já a dificuldade técnica é aquela em que o usuário tem conhecimento sobre determinada funcionalidade do sistema, mas não consegue operá-lo.

Reunião inaugural do Grupo Setorial de 1º Grau, na quarta (30)

DESEMBARGADORES - A reunião inaugural na Escola Judicial contou com as participações dos desembargadores Valtércio de Oliveira, Tadeu Vieira e Dalila Andrade, respectivamente, presidente, corregedor e gestora do PJe no TRT5. O presidente abriu o encontro falando da importância de aprimorar o PJe, tornando-o mais funcional, inclusive do ponto de vista do hardware. Ele reconheceu os desafios para a expansão do uso do sistema e também as crescentes demandas da Justiça do Trabalho, que o PJe terá que responder. Além disso, elogiou a atuação do Comitê do PJe.

Já a desembargadora Dalila Andrade lembrou que o PJe ainda é um sistema em desenvolvimento, e o TRT5 é o maior parceiro do CSJT na produção de novas funcionalidades. "Mas, enquanto o sistema não atinge a maturidade completa e haja dificuldades de manuseio, será preciso unir forças. Precisamos de vocês, da ajuda de vocês, para auxiliarem os colegas na utilização do sistema", disse a magistrada. Durante a reunião, a desembargadora e o chefe do Nusop, Orocil Pedreira, citaram que, em breve, será incorporado ao PJe o e-Jus2, ferramenta que vai contribuir em muito para o andamento mais rápido das sessões de julgamento no 2º grau. 

Composição do Grupo de Apoio Setorial ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT):

Gabinete de Desembargador - Dois servidores lotados em cada gabinete, inclusive dos que ocupam a Mesa Diretora do Tribunal, sendo um dos quais exercente de atividades administrativas e o outro, de atividades jurídicas;

Secretaria-Geral Judiciária - Dois servidores;

Secretaria das Seções Especializadas em Dissídios Individuais e Coletivos - Dois servidores;

Secretarias de Turmas - Dois servidores lotados nas secretarias, um dos quais, necessariamente, o diretor da Secretaria ou o chefe de Núcleo;

Coordenadoria de Recurso de Revista - Dois servidores;

Juízo de Conciliação de Segunda Instância - Dois servidores; 

Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância - Um servidor;

Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância - Um servidor;

Varas do Trabalho - Dois servidores lotados nas Varas que utilizam o PJe-JT, sendo um dos quais, necessariamente, o diretor da Secretaria ou o seu assistente;

Central de Execução e Expropriação - Dois servidores;

Coordenadoria de Distribuição de Feitos de Salvador - Dois servidores.
 

Secom (Franklin Carvalho) - 31/7/2014