PJe completa um ano de implantação em Salvador com quase 57 mil ações

foto: Secom TRT5

Ajuizamento da primeira ação trabalhista pelo Sistema PJe em Salvador, feito pela advogada Cyntia Possidio

Há exatamente um ano, atividades até então comuns nas Varas do Trabalho, como numeração de páginas, atendimento às partes no balcão e cargas nos processos deixaram de existir ou diminuíram a frequência drasticamente. Magistrados, servidores e advogados que atuam no TRT5, aos poucos, foram entendendo que ''Modernizar fazia parte do Processo''. E  foi assim que no dia 5 de agosto de 2013 as 39 Varas do Trabalho de Salvador receberam o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Nos oito primeiros dias de funcionamento do sistema em Salvador foram ajuizadas quase mil (944) novas ações trabalhistas. Hoje já são 56.138 processos ajuizados no formato eletrônico na Capital, dos quais resultaram quase 50 mil audiências realizadas (48425). Aumentou também o suporte a magistrados e servidores, que atualmente conta com mais de 200 colaboradores organizados no Grupo de Apoio Setorial de 1º e 2º graus.

CAPACITAÇÃO - Para garantir o funcionamento do sistema eletrônico, que já funcionava em algumas Varas do Interior, foi necessária larga capacitação de magistrados e servidores. De acordo com relatório da Escola Judicial do TRT5, foram promovidas atividades de capacitação com participação de 625 servidores e 232 magistrados, incluindo operação do PJe na 2ª Instância e instalação na 1ª instância. Já nas atividades da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, no mesmo período, foram realizados 1.278 treinamentos.

EXPANSÃO - A partir de setembro, o TRT5 retomará a implantação do PJe em mais cidades no interior do Estado, começando nas duas Varas do Trabalho de Alagoinhas. Até dezembro deste ano, Camaçari, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Vitória da Conquista também receberão o sistema, totalizando mais 17 varas trabalhistas que passarão a operar com o PJe-JT.

A gestor regional do PJe, desembargadora Dalila Andrade, é otimista em relação às melhorias no sistema: ''Aguardamos que novas funcionalidades venham a ser desenvolvidas em curto espaço de tempo para facilitar a utilização do sistema e atender melhor a prestação jurisdicional. Esperamos que ocorram melhorias tornando o sistema mais amigável no atendimento às expectativas dos usuários'', concluiu.

Leia também:


31/07/2014 11:50 | PJe: mais de 200 colaboradores reforçam suporte a magistrados e servidores


28/07/2014 07:30 | TRT/BA instalará PJe-JT em mais 17 varas a partir de setembro

Secom TRT5 (Rita Martins) - 5.8.2014