Alagoinhas: Processo Judicial Eletrônico (PJe) será implantado no dia 5/9

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) realizará, a partir do dia 5 de setembro, a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em mais seis cidades no interior do estado. A primeira a receber o sistema nesta nova fase é Alagoinhas, onde a inauguração ocorre na próxima sexta-feira, às 9 horas, com as presenças dos desembargadores Valtércio de Oliveira, presidente do TRT5, e Dalila Andrade, gestora regional do PJe.

A partir da implantação, o ajuizamento de ações e petições será feito exclusivamente pelo PJe-JT, em conformidade com a Resolução nº 136/2014, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Magistrados e servidores receberam cursos de capacitação para implantação do sistema. Na área de tecnologia, todos os micros das varas serão substituídos por novos equipamentos com dois monitores, além de novas impressoras.


O expediente externo está suspenso desde 25/8/14 até o dia 4/9/14 no Fórum de Alagoinhas para treinamento visando à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas duas varas do Trabalho daquela cidade. Maiores detalhes sobre a abrangência da suspensão podem ser conferidos nos Provimentos Conjuntos 8 e 9/2014, publicados nas edições de 9 e 22/7/14 do Diário Eletrônico.


Até dezembro deste ano, Camaçari, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Vitória da Conquista também receberão o sistema, totalizando 17 varas trabalhistas e uma jurisdição composta por nada menos do que 78 municípios baianos. "A escolha dessas cidades se deve, principalmente, ao fato de que a implantação do sistema em locais com Fórum importa um menor custo para o Tribunal, na medida em que isto permite instalar o sistema num maior número de Varas a um só tempo'', explicou a gestora regional do PJe no TRT-BA, desembargadora Dalila Andrade.


PJe-JT – No início de agosto, o PJe completou um ano de instalação nas 39 Varas do Trabalho de Salvador com o slogan “modernizar faz parte do processo”. Já são mais de 56.138 processos ajuizados no formato eletrônico na Capital, dos quais resultaram quase 50 mil audiências realizadas (48425). A gestora regional do PJe, desembargadora Dalila Andrade, é otimista em relação às melhorias no sistema: ''Aguardamos que novas funcionalidades venham a ser desenvolvidas em curto espaço de tempo para facilitar a utilização do sistema e atender melhor a prestação jurisdicional. Esperamos que ocorram melhorias tornando o sistema mais amigável no atendimento às expectativas dos usuários'', concluiu.

Secom TRT5 - 26/8/2014