Comitê do PJe anuncia o recebimento de quase 128 mil ações

Quase 128 mil ações (127.934) já ingressaram pelo sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho no TRT da Bahia desde a sua implantação em 2012. E ainda restam 21 varas a receber o PJe-JT, o que ocorrerá a partir de 3 de março até o final de outubro, quando as 88 varas estarão todas contempladas com a nova ferramenta.

O total de ações recebidas foi apresentado na primeira reunião do ano do Comitê de Implantação do PJe-JT no estado da Bahia (foto), ocorrida nesta quarta-feira (4). Também foi anunciada a implantação já nos próximos dias 7 e 8/2 da versão 1.4.8.3.3 do sistema, que apresenta a correção de seis itens.

A desembargadora Dalila Andrade, presidente do Comitê, agradeceu a presença de todos e reforçou o empenho necessário para garantir o cumprimento das metas para 2015.

A gerente do projeto de implantação e diretora da Setic, Cláudia Jorge, conduziu a reunião onde as equipes envolvidas apresentaram as ações em andamento: a equipe da Setic continua a realizar contato com as Varas onde o PJe será instalado para verificação dos equipamentos, do uso do certificado digital, uso do AUD, entre outros itens necessários para viabilizar o uso do PJe, além da configuração do sistema e dos ajustes necessários no ambiente para suportar o aumento da demanda.

As ações de treinamento coordenadas pela CDP e Escola Judicial estão sendo realizadas dentro do planejamento. As obras de reforma nos fóruns para contemplar os novos pontos na sala de audiência e ambiente para atendimento às partes estão sendo realizadas em todas as cidades, coordenadas pela Secretaria Administrativa.

Já a Secretaria de O&M, que realiza o diagnóstico da situação das varas para receber o sistema, apresentou detalhes dos relatórios das unidades já visitadas pela equipe. E a Secretaria de Gestão de Pessoas registrou o esforço da administração para garantir o número de servidores necessários nessas varas. Também foi apresentada pela Secom a marca do PJe que será utilizada nos materiais de divulgação do projeto.

Claudia informou ainda que nos dias 25 e 26/2 ocorrerá o Fórum de diretores de TI dos TRT’s e TST, em Brasília, onde serão apresentadas as ações de melhoria do PJe que se encontram em desenvolvimento. Sobre as medidas voltadas para acessibilidade, ela registrou que "o CSJT está atuando para constante aprimoramento da ferramenta. No TRT5 foram realizados testes com uma servidora deficiente visual, cujo resultado foi satisfatório, o que nos permite vislumbrar avanços no processo de ampliação do acesso ao PJe num futuro próximo", comentou.

Acompanhe as novidades, cursos, vídeos e notícias pelo Portal do PJe, no site do TRT5.

Secom TRT (Léa Paula) - 5/2/2015