TRT5 realiza na próxima 3ª (31) evento para reflexão sobre saúde da mente

Dando continuidade ao ciclo de palestras iniciado no ano passado, o TRT5-BA vai promover, no próximo dia 31 (terça-feira), o encontro 'Dialogando sobre a saúde da mente', mais uma ação em prol da prevenção de doenças como depressão, estresse e ansiedade. A programação completa do evento, que acontecerá na Sala de Sessões Nylson Sepúlveda, das 9 às 12 horas, será divulgada no decorrer desta semana. A Administração do Tribunal solicita aos magistrados e gestores que assegurem a participação de, pelo menos, um representante por unidade.  Mais informações e inscrições já podem ser requeridas pelo email qualidadedevida@trt5.jus.br.

 

A palestra integra a programação do Janeiro Branco, campanha idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão (Uberlândia - 2014), que tem como objetivo principal trazer à tona a importância de se cuidar da saúde mental e emocional, além de atenuar os preconceitos no acesso das pessoas ao serviço psicoterápico. ''É a primeira vez que o Regional Baiano, ora presidido pela desembargadora Maria Adna Aguiar, participa dessa mobilização", disse o coordenador do Comitê Gestor de Atenção à Saúde Integral dos Servidores e Magistrados, desembargador Luiz Roberto Mattos.

 

''O afastamento do trabalho, seja por uma doença física, seja por um transtorno mental, faz com que a empresa fique com um a menos no quadro de funcionários. Isso significa que os que continuam trabalhando vão ter que pegar aquela carga de trabalho'', afirmou o desembargador, que ressalta a necessidade de se investir em prevenção. Ele destacou, ainda, que o aumento de 30 a 40% no número de ações ajuizadas na Justiça do Trabalho, nos últimos dois anos, impactou na quantidade de trabalho a ser suportado pelo quadro de magistrados e servidores.

 

Saúde física e mental estão atreladas e é preciso investir na melhoria da qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Neste sentido, a Administração tem promovido diversas ações para estimular também a prática de atividades físicas, a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e a realização de exames preventivos, além da realização das pausas durante a jornada de trabalho (Campanha 'Pode Pausar') e a participação no programa de Ginástica Laboral. Dentre as atividades de prevenção ao estresse realizadas no ano passado pelo TRT5 está a 1ª Semana de Qualidade de Vida e a participação na 15ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

 

LIMITES - Em palestra realizada em setembro passado, a doutora em psicologia Vanda Martins afirmou que é preciso colocar o ser humano na centralidade e reconhecer seus limites, atentando para a diferença entre o 'querer fazer' e o 'poder fazer'. Segundo ela, as demandas são complexas e difíceis de detectar, interferindo diretamente na produtividade das pessoas e, de acordo com o INSS, constituem a 3ª causa de afastamento do trabalho.

 

Secom TRT5 - 24/1/2017