Gestão: Varas recebem capacitação para usar ferramenta eletrônica

 

 

Os diretores de Varas do TRT5 na capital participaram, na manhã desta quinta-feira (15/12), de um evento de capacitação sobre o Business Inteligence (B.I.), ferramenta desenvolvida no TRT5 para acompanhamento da produção, aproveitando dados do e-Gestão. O B.I. fornece informações muito rapidamente e, numa próxima fase, será acessado também pela clientela do Tribunal. A capacitação, apresentada pelo diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro da Silva, foi gravada em vídeo que será disponibilizado para as varas do interior.

 

Márcio Fernando falou da interação com a Corregedoria para o desenvolvimento da ferramenta. Ele disse que existem sete metas para o 1º Grau, que podem ser agrupadas em torno das fases do conhecimento e da execução. As varas já recebem e-mails semanais com informações expedidas pelo B.I. e obtiveram login e senha para acesso aos dados.

 

O B.I. mostra o desempenho das varas e a média de cumprimento de metas de cada uma, o que permite aos gestores das unidades e do Tribunal planejarem iniciativas para aumentar a celeridade na solução de processos. O diretor da vara também pode aplicar filtros para levantar pontos no Samp e no PJe, ver e exportar listagens de processos (para verificação de uma situação específica) e observar as tramitações de cada um.

 

O TRT5 recebeu recentemente o Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça pela qualidade na gestão de informações de produtividade, e deve buscar a mesma qualificação em 2017. No evento do B.I., os diretores aproveitaram para tirar dúvidas sobre questões estatísticas envolvendo o arquivo provisório e a produção de certidão de crédito. Foram destacados os resultados das inspeções, que terão impacto, inclusive, sobre a migração para o Cadastro de Liquidação de Execução (CLE).

 

ARRECADAÇÃO - Márcio Fernando ressalvou que os dados confirmam que o Judiciário Trabalhista recolhe muito bem aos cofres públicos. "Fechar a JT significa não somente deixar de garantir o direito aos trabalhadores, significaria não arrecadar", disse. Segundo ele, com a interligação bancária, que teve início no dia 21 de janeiro, até a semana passada foram registrados o pagamento de 1,930 bilhão aos jurisdicionados. Somente nos dias 5 a 8 de dezembro passados, foram pagos 30 milhões e recolhidos 1,3 milhão em receitas públicas.


Secom TRT5 - 15/12/2016