Juíza que faz conciliação via WhatsApp ganha menção honrosa no Innovare

 

A juíza Ana Cláudia Torres Vianna, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), ganhou a menção honrosa na premiação da categoria Juiz do XIII Prêmio Innovare. A magistrada havia sido indicada pelo projeto “mídia e mediação: utilização do aplicativo WhatsApp como instrumento de diálogo entre litigantes”. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (6), no Supremo Tribunal Federal.


O projeto - A iniciativa foi pensada pela juíza e sua equipe do Centro Integrado de Conciliação do 1º Grau, em Campinas/SP com o objetivo de realizar a conciliação entre patrões e empregados de forma eficaz e mais rápida para solucionar conflitos. Segundo Ana Cláudia, as audiências via Whatsapp foram bem recebidas pelo público e a procura para realizar conciliações pela rede social aumentou cada vez mais. A primeira audiência foi realizada em junho de 2016 e, como a juíza conta, “são inúmeras audiências realizadas nessa modalidade, com índice de conciliação superior a 80%”.


O projeto também já recebeu menção honrosa no Prêmio “Conciliar é legal” do Conselho Nacional de Justiça. A magistrada conta que os objetivos estão sendo alcançados. “Queremos promover o diálogo entre as partes e a mediação humanizada e acolhedora”, salienta. “Um dos nossos maiores objetivos é mudar a cara do Judiciário”. De acordo com ela, isso facilitará a comunicação com os usuários e também é um "grande passo para a comunicação”.


Para a magistrada, entre as vantagens de se utilizar o Whatsapp como instrumento de diálogo entre litigantes está a facilidade de acesso, a economia de custos com deslocamento e a maior disponibilidade de tempo para a negociação, uma vez que os mediadores de toda a sede do TRT15 podem mediar processos em qualquer lugar. “Ter um instrumento desse à disposição contribui muito para o diálogo”, enfatiza Ana Cláudia.


Prêmio Innovare - O Prêmio Innovare é a mais importante premiação da Justiça brasileira e procura valorizar iniciativas que buscam soluções para os enormes desafios enfrentados por todos que atuam no sistema de justiça, sejam eles de natureza administrativa ou judiciária.

 

Fonte: Secom CSJT - 15/12/2016