Romance premiado de servidor do TRT5 será lançado nesta 3ª (13/12)

foto: Divulgação

 

O romance ''Céus e Terra'', do jornalista Franklin Carvalho, servidor da Secom do TRT5, que venceu a edição 2016 do Prêmio Nacional Sesc de Literatura, será lançado nesta terça (13/12), às 18h30, na Casa do Comércio, em Salvador. A obra, que enfoca os mitos e superstições em torno da morte, ficou à frente de 793 concorrentes na sua categoria. A outra premiação, para livro de contos, saiu também para um nordestino, o pernambucano Mário Rodrigues, que venceu, com "Receita para se fazer um monstro" outros 708 concorrentes. Os dois escritores, que participaram no dia 29 de novembro do lançamento nacional em São Paulo, estarão também no evento em Salvador.

 

O romance de Franklin Carvalho conta a história de um menino pobre do sertão baiano que é convocado para ajudar a salvar um homem crucificado. Os dois acabam morrendo. Como uma espécie de fantasma, mas sem sentir dor por seu próprio falecimento, o garoto de 12 anos começa a acompanhar a rotina da pequena cidade de Araci. Aos poucos, ele passa a compreender os símbolos e tradições locais que não puderam ser integralmente assimilados durante sua breve vida terrena.

 

''A questão não é a morte em si, mas o que as pessoas dizem dela, o simbólico. Já vi gente de toda religião, até mesmo ateus, contando 'causos' que parecem coisas de cinema, só que mais impactantes, porque são narrados como verídicos. Não há uma fronteira clara em nosso cotidiano, e muita gente, embora se diga descrente, acaba recorrendo a troca de favores, orações e pedidos com o além'', diz o escritor.

 

Veja também a entrevista publicada no Caderno 2 do Jornal A Tarde, edição desta segunda-feira (12), disponível para download.

 

Secom TRT5 - 12/12/2016