Cidadania: TRT5 e Amatra5 levam escola pública a Feira de Artes na Lapa

foto: Divulgação

 

Alunos e professores do Centro Educacional Estadual Magalhães Neto, no bairro dos Barris, participam, no próximo dia 6 de dezembro, na Estação da Lapa, da 4ª Feira de Artes, Empreendedorismo e Economia Solidária. O evento será realizado das 9 às 20 horas e terá confecções, artesanato, alimentos, cosméticos e serviços de saúde. No local será possível aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia, além de orientações nutricionais para quem está acima do peso.

 

Além dessas atividades, será realizada também a culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), com os estudantes demonstrando o que aprenderam em sala de aula sobre cidadania e Direito do Trabalho. O TJC é promovido pelo TRT5 e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5).  

 

O programa está sendo aplicado na escola desde junho, quando houve o seminário de capacitação e sensibilização dos professores. Eles receberam cartilhas do trabalhador elaboradas pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para aplicar em sala de aula e também foram orientados sobre como abordar os temas de acordo com cada disciplina. Depois foram realizadas sessões de tira-dúvidas, nas quais magistrados foram até a escola falar sobre Direito do Trabalho e esclarecer alguns assuntos com os alunos. 

 

De acordo com a professora Magali Sales, uma das organizadoras do evento, a feira tem o objetivo de aproveitar o grande fluxo na estação de ônibus para que os alunos e seus familiares possam conseguir uma renda extra. A escola, que trabalha com Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos, possui muitos alunos carentes. A professora explica que eles estão recebendo todo o suporte para essa exposição, que terá algumas atrações, como trabalhos em cerâmica de Maragogipinho, feitos por um dos alunos.

 

''Está sendo fundamental o apoio da Amatra5 e do TRT5 com a ajuda para transportar o material até o local do evento, além da parceria com o TJC'', pontua a professora, que está com uma expectativa grande em relação ao público que vai estar presente na Estação da Lapa para prestigiar a feira.

 

Secom TRT5 - 2/12/2016 (Com informações da Amatra5)