Alunos de escola pública acompanham audiências na Justiça do Trabalho

 

Alunos e professores do Centro Educacional Estadual Magalhães Neto, no bairro dos Barris, em Salvador, tiveram a oportunidade de ver como funciona a Justiça do Trabalho, nesta terça-feira (29/11). A iniciativa do TRT5 e da Amatra 5 disponibilizou transporte e alimentação para o grupo que acompanhou audiências no Fórum do Comércio.

 

A atividade faz parte da programação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que prevê, além da visita ao Fórum Trabalhista, a formação de professores para ensinamento de noções de  cidadania e Direito do Trabalho em sala de aula. Outra atividade obrigatória é a culminância, momento em que os estudantes mostram, de forma lúdica, o que aprenderam. A mostra dos alunos será no próximo dia 6 de dezembro, durante a 4ª Feira de Artes, Empreendedorismo e Economia Solidária, na Estação da Lapa.

 

Os  juízes Agenor Calazans, Soraya Gesteira, Geruzia Amorim e Dilza Santos deram explicações sobre a dinâmica das audiências, com exemplos práticos de como funciona o processo, e até formularam perguntas.

 

Em seguida foi exibido um vídeo sobre o TJC, com depoimentos de juízes, professores, parceiros e estudantes. Na sequência, o grupo, formado por cerca de 40 pessoas, foi dividido em quatro para a visita às salas de audiência, sendo acompanhados pelos magistrados que lhes prestavam esclarecimentos sobre o ato processual.

 

 

A professora Magali Sales diz que a visita foi muito importante pois muitos alunos, que atuam com Educação de Jovens e Adultos (EJA), já trabalham e precisam conhecer seus direitos.

 

O professor Raimundo Nobre revelou que a experiência foi boa não só para os alunos, mas também para os docentes, que vão poder explicar melhor, em sala de aula, os conteúdos relativos ao Direito do Trabalho.

 

A aluna Jaqueline Gomes, que é diarista, conta que já chegou a trabalhar como babá durante um ano sem carteira assinada. “Se eu soubesse os meus direitos como eu sei hoje, isso não aconteceria”, afirma.


Fonte: Amatra5 - 30/11/2016