Dicas sobre estresse e meditação encerram 1ª Semana de Qualidade de Vida

 Secom TRT5

Oficina ''Administração do estresse e exercícios respiratórios''

 

A 1ª Semana de Qualidade de Vida do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) chegou ao fim na última sexta-feira após uma extensa programação (de 21 a 25/11) dedicada à promoção de bons hábitos e práticas saudáveis de magistrados, servidores, seus familiares e convidados da comunidade próxima ao TRT. No último dia, houve eventos nos fóruns de Nazaré e do Comércio, com oficinas sobre administração do estresse e meditação, respectivamente, conduzidas por profissionais especializados.

 

No auditório da Escola Judicial, em Nazaré, a Semana de Qualidade de Vida foi encerrada com a oficina Administração do estresse e exercícios respiratórios, ministrada pela educadora física Hayana Santos, que possui formação em Yoga, Pilates e Treinamento Funcional. De acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a palestra reuniu mais de 20 pessoas, um público considerável em comparação com a média de participantes dos eventos realizados durante a semana.

 

 Secom TRT5

 

MEDITAÇÃO - Já na oficina ''Meditação: Saúde e autoconhecimento'' (foto), realizada pela manhã no auditório do Fórum do Comércio, o psicoterapeuta Rodolfo Mattos, do Centro de Biossíntese da Bahia, trouxe informações importantes para quem é principiante na prática, esclarecendo os benefícios da meditação para a vida saudável, como a clareza mental, o relaxamento e a capacidade para melhor lidar com as situações estressantes.

 

''Não importa a técnica da meditação, mas sim a atitude perante o ato de meditar. A melhor técnica é aquela que mais funciona para você'', declarou o palestrante, que também deu orientações sobre a importância da postura e da respiração. ''Não adianta lutar contra os pensamentos, basta deixar gentilmente que eles se afastem'', completou Rodolfo.

 

Quem participou da vivência gostou da experiência. De acordo com o servidor do Tribunal Regional Eleitoral, Reginaldo da Silva Cardoso, a palestra foi o ''pontapé inicial que estava faltando para ele dar início à prática da meditação''.

 

A SEMANA - Realizada com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a 1ª Semana de Qualidade de Vida do TRT5-BA teve como objetivo promover o conhecimento e o despertar para a saúde física, social, mental e emocional de magistrados, servidores e seus familiares, além de amigos da comunidade. A programação foi organizada pela Seção de Qualidade de Vida (SQV), unidade vinculada à SGP, em parceria com a Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE), e priorizou os resultados apontados na última pesquisa de Clima e de Qualidade de Vida realizada pelo TRT.

 

Leia também:

 

24/11/2016 02:04 | 4º dia da Semana de Qualidade de Vida orienta sobre envelhecimento 
23/11/2016 05:19 | 1ª Semana da Qualidade de Vida orienta servidores e familiares
22/11/2016 02:28 | Vídeo: TRT5 convida para a 1ª Semana de Qualidade de Vida

 

Secom TRT5-BA - 28/11/2016