1ª Semana da Qualidade de Vida traz orientações aos servidores e familiares

O médico urologista Jessé Santos, da Clínica FIPES, palestrou sobre saúde do homem e da mulher

 

A 1ª Semana da Qualidade de Vida do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) está promovendo conhecimento e o despertar para a saúde física, social, mental e emocional de magistrados, servidores e seus familiares, além de amigos da comunidade. Iniciado na última segunda-feira (21), o evento segue até esta sexta-feira (25) com uma programação que foi cuidadosamente organizada pela Seção de Qualidade de Vida (SQV), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE), com base nos resultados apontados pela última pesquisa de Clima e de Qualidade de Vida.

 

''Toda a programação foi pensada para trazer o conhecimento da solução das necessidades mais apontadas na pesquisa'', afirmou Daniela Mascarenhas, chefe da Seção de Qualidade de Vida. Segundo a servidora, na montagem da programação foram observados três principais pilares que precisavam de atenção para a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. ''Em primeiro lugar, estão os problemas osteomusculares e em segundo os relacionados ao estresse e ansiedade. Por isso, programamos palestras como a de autoconhecimento e a musical. Incluímos também as oficinas de exercícios respiratórios, orientações sobre obesidade, fisioterapia pélvica feminina e prevenção do câncer de próstata e outras doenças'', enumerou.

 

Para o momento em que o Judiciário adere cada vez mais a estratégias de sustentabilidade, Daniela destacou ainda a palestra vivencial ''Alfabetização ecológica: uma proposta de sustentabilidade'', que vai ser conduzida pela mestra em Sustentabilidade Denise Noronha nesta quinta-feira (24), das 9h às 11h30, no auditório da Escola Judicial, em Nazaré. ''Dentro do momento que o TRT vive, é importante aprendermos sobre sustentabilidade, preservação e consumo responsável'', disse a servidora, que conclama a participação de mais colegas nos eventos promovidos dentro da Semana de Qualidade de Vida.

 

 Servidores do TRT5-BA após uma das palestras

 

AVALIAÇÃO POSITIVA - Para os servidores que já estiveram nos eventos da Semana de Qualidade de Vida a avaliação tem sido positiva. ''Nota 10'', exclamou o servidor Carlos Alberto Bottas, chefe da Administração do Fórum do Comércio. ''Eu compareci a todas as palestras e posso garantir que estão maravilhosas. Estive na da aposentadoria, na da prevenção do câncer de próstata, que eu tenho muito cuidado, e foram muito proveitosas'', relatou o servidor, que elogiou a iniciativa da Administração do Tribunal em promover o evento.

 

Já o servidor Edvan Menezes, que trabalha em uma das unidades do Fórum do Comércio, se interessou pela Oficina ''Orientação sobre o uso adequado de notebook, smartphones e tabletes'', ministrada pela fisioterapeuta Verônica Freire. ''Fiz questão de trazer minha filha para ela ouvir as orientações sobre o uso correto do notebook. Ela tem 14 anos e gosta de usar esses aparelhos, e nós, pais, ficamos preocupados com a postura dela. Na verdade, foi um reforço para o que nós já ensinamos em casa'', declarou Edvan, acrescentando que a ocasião foi uma boa oportunidade para a filha conhecer o Tribunal, o ambiente onde trabalha. ''Espero que tenhamos mais estímulos para trazer a família'', completou.

 

AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR - Para quem não prestigiou a programação da 1ª Semana de Qualidade de Vida do TRT5-BA, ainda há tempo. Nesta quinta-feira (24), no auditório da Escola Judicial, em Nazaré, das 9h às 11h30, haverá uma palestra vivencial com Denise Noronha, mestra em Sustentabilidade, com o tema ''Alfabetização ecológica: uma proposta de sustentabilidade''. Na sala de aulas da CDP, no 5º andar da Sede Administrativa, ocorrerá mais uma rodada de oficinas sobre Orientação sobre o uso adequado de notebook, smartphones e tablets (com entrega de cartilha), a cargo de Verônica Freire, fisioterapeuta com Especialização em Ergonomia da Empresa Saúde Total. Já no Fórum do Comércio, a empresa de atendimento familiar Cuidar Mais Saúde vai apresentar ''Amadurecimento ativo e saudável: uma escolha planejada''.

 

E, na sexta-feira (25/11), para encerrar a Semana, uma Oficina Administração do estresse e exercícios respiratórios - sob a direção de Hayana Santos, educadora física, com formação em Yoga, Pilates e Treinamento Funcional. A oficina será realizada das 9 às 11 horas, no auditório da Escola Judicial, em Nazaré. No Comércio, também na manhã da sexta-feira, será oferecido o momento ''Meditação: Saúde e autoconhecimento'', conduzido pelo psicoterapeuta do Centro de Biossíntese da Bahia, Rodolfo Mattos.

 

O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e ainda há vagas para quem deseja participar. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secaoqualidadedevida@trt5.jus.br, e o interessado deve dizer em que partes da programação quer ser inserido.

 

Secom TRT5 (Nailan Brasil) - 23/11/2016