Jogo eletrônico conscientiza crianças e adolescentes sobre o trabalho infantil


 

 

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT23) disponibilizou o game "Futuro em Jogo" - para PCs e aparelhos móveis. Veja vídeo e formas de baixar - para ensinar de forma divertida crianças e adolescentes sobre o combate ao trabalho infantil. O jogo foi desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

De acordo com a gestora da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente no TRT23, desembargadora Eliney Veloso, o jogo leva a criança a refletir de uma forma lúdica sobre as consequências de suas escolhas. "O game surgiu com a ideia de passar de forma divertida para as crianças informações sobre as boas e más escolhas para o futuro. O trabalho precoce não é uma boa escolha", explicou.

 

Desenvolvido para um público a partir dos 10 anos, o jogo é um "runner", um gênero em que o personagem se desloca continuamente e o jogador precisa desviá-lo de obstáculos e coletar itens para avançar. O desafio possui quatro fases que retratam a infância e a adolescência do personagem. A cada fase, novas dificuldades e elementos são inseridos. Ao longo da história, as crianças precisam enfrentar o vilão que oferece álcool e cigarros, além de obrigar o personagem a vender drogas para ele.

 

Quando fazem escolhas boas, como coletar instrumentos musicais, livros ou brincadeiras, o jogador fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor. Se o jogador fizer escolhas ruins, como trabalho infantil, bebidas ou cigarros, o jogo fica mais lento e sem cor até chegar um momento em que perde o jogo e recebe a mensagem: "Escolhas ruins fecham os caminhos".

 

Um grupo de nove crianças e adolescentes testaram o jogo durante a fase final de desenvolvimento e responderam a uma pesquisa de opinião com o objetivo de enriquecer o processo de criação e propor melhorias. Os pequenos tiveram o acompanhamento de um psicólogo durante o processo de testes, que avaliou o comportamento e as reações durante a brincadeira.

 

Secom TRT5, com informações do TRT23 - 23/9/2016