TRT5 inicia ciclo de palestras sobre saúde mental

 

''Fico feliz de ver, nesta sala, um número significativo de pessoas interessadas em saber mais sobre um assunto tão importante. Agradeço à doutora em psicologia Vanda Martins, que se ofereceu para compartilhar os resultados de seus estudos sobre transtornos mentais decorrentes do trabalho''. Foi com essas palavras que a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar, fez a abertura do Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental, na manhã da última sexta-feira (16), na Sala de Sessões Nylson Sepúlveda. A iniciativa é do 'Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores', que considerou o tema do Programa Nacional Trabalho Seguro para o biênio 2016/2017.

 

Vanda afirmou que, com o avanço da tecnologia, ficou muito difícil contabilizar a jornada, que já não se resume ao tempo em que o indivíduo está no trabalho. ''É preciso colocar o ser humano na centralidade e reconhecer seus limites: a diferença entre 'querer fazer' e 'poder fazer'. Além da questão econômica, a realização interfere na produtividade das pessoas, pois elas mantêm relação afetiva com o trabalho e precisam ver sentido no que fazem'', afirmou. Segundo ela, o adoecimento mental pode surgir como a ruptura da capacidade do indivíduo de suportar o sofrimento psíquico.

 

 

Durante sua exposição, a palestrante tratou de subtemas como depressão, estresse, ansiedade e alcoolismo (sintomas, definições, prevenção e tratamento), explicando que, segundo dados do INSS, os transtornos mentais são a 3ª causa de afastamento e implicam gastos de R$ 200 milhões por ano. ''São demandas complexas e é preciso atuar com programas e estratégias de prevenção. Entretanto, quando o afastamento acontece, o acolhimento é muito importante, devendo-se preparar tanto o empregado quanto seus superiores e colegas. Isso facilita o processo de retorno'', disse.

 

No encerramento do evento, o gestor do comitê, desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos, explicou que, para o ciclo de palestras, serão convidados profissionais de várias áreas, tais como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de yoga/meditação e educadores financeiros. Já está confirmado, por exemplo, o segundo módulo do 'Curso de Educação Financeira do Exército', que será ministrado pelo Cel. Durval de Mattos Santos Júnior,  palestrante motivacional e especialista em Gestão pelo Programa de Qualidade do Serviço Público do Ministério do Planejamento.

 

Secom TRT5 - 19/09/2016