Presidente reúne-se com diretores e visita setores no Fórum do Comércio

foto: Secom TRT5-BA

 

Os preparativos para a 17ª edição do Encontro de Diretores de Secretarias de Varas do Trabalho, que será realizado pelo TRT da Bahia, voltou a ser pauta de reunião entre diretores de varas e a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Adna Aguiar, na tarde desta quarta-feira (14/9), no Fórum do Comércio, dia em que a presidente transfere seu gabinete para aquele prédio. Na mesma tarde, ela esteve na Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), conheceu o espaço onde funcionará a Biblioteca Luiz de Pinho Pedreira da Silva e visitou o setor de autenticação e a Coordenadoria de Protocolo de 1ª Instância, duas unidades que funcionam no térreo do fórum.

 

O dia seria um como outro qualquer, não fosse o scooter (um quadriciclo elétrico) que a desembargadora fez uso pela primeira vez no Tribunal e que chamou a atenção em todos os lugares por onde ela passou. O equipamento foi doado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), e visa conferir mais conforto e autonomia para pessoas com dificuldades de locomoção. ''Ele é extremamente útil nos casos em que preciso me deslocar por grandes distâncias, pois dispensa o uso das muletas ou da tradicional cadeira de rodas'', explicou a desembargadora, que já se destaca como uma presidente que faz questão de estar in loco onde as demandas acontecem e que não se contenta com a comodidade de concentrar a agenda no conforto de seu gabinete.

 

foto: Secom TRT5-BA

 

VISITAS - O empenho da desembargadora Maria Adna Aguiar de sempre estar no Fórum do Comércio - mesmo com a limitação física -  foi ressaltado pelo presidente da Abat, o advogado Emerson Mangabeira, como um diferencial da magistrada. ''Esta é a quarta vez que a senhora visita a Abat em 10 meses de gestão, algo que nunca aconteceu antes'', afirmou. Além do diretor da entidade, a desembargadora foi recebida pelos advogados Humberto Costa Júnior, Ezíquio Ferreira e Murilo Cerqueira, membros da atual diretoria. Eles conversaram, entre outros assuntos, sobre a proposta de readequação da estrutura da Abat naquele fórum, cujo projeto prevê a criação de um espaço para realização de eventos direcionados aos advogados.

 

foto: Secom TRT5-BA

 

Logo após a visita à Abat, a presidente foi ao quinto andar verificar como está a reforma do espaço onde funcionará a Biblioteca Luiz de Pinho Pedreira da Silva, que receberá o acervo doado pelo jurista e desembargador que foi presidente do TRT5-BA no biênio 1975-1977. Durante a visita, a presidente foi acompanhada pela juíza Mirinaide Lima Carneiro, titular da 19ª Vara do Trabalho de Salvador, além de assessores e do chefe da Administração do Fórum, Carlos Alberto Bottas. O vasto acervo, composto principalmente de obras clássicas, foi doado pelo magistrado, em vida, para a Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB), que, por meio de um convênio celebrado em 2015, concedeu ao Tribunal a administração do material, cuja direção está a cargo do desembargador Alcino Felizola.

 

foto: Secom TRT5-BA

 

Nas visitas ao setor de autenticação, que funcionava no local onde será a Biblioteca Pinho Pedreira, e à Coordenadoria de Protocolo de 1ª Instância, ambos no térreo, a presidente verificou o funcionamento das unidades e conversou com servidores. Ela foi acompanhada, além dos já citados, pela secretária-geral da Presidência,Yerma Bittencourt, pela coordenadora administrativa, Maria Ester Muiños Cabalar y Diaz, e pelo chefe do Núcleo de Informação e Acompanhamento Processual, Rogério Fagundes.

 

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 15/09/2016