Começa transferência de livros para Biblioteca Pinho Pedreira no TRT5

Na foto: a bibliotecária Almerinda de Sousa, o desembargador Alcino Felizola e a chefe da biblioteca, Silene Caldas.

 

A transferência dos livros doados pelo desembargador Luiz de Pinho Pedreira da Silva para a nova biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que será aberta no Fórum do Comércio, começou na manhã desta terça-feira (13). O acervo foi cedido pelo magistrado, ex-presidente do TRT5, em vida, para a Academia de Letras Jurídica da Bahia (ALJB), que transferiu a sua administração para o Tribunal, por meio de um convênio oficializado em 2015.

 

 

 

O desembargador Alcino Felizola, que acompanha a execução do convênio, compareceu à residência que pertenceu a Pedreira, no centro de Salvador, e foi recebido pela sobrinha e inventariante do magistrado, Marina Pedreira Munne, que revelou a admiração pelo hábito do tio na leitura, e seu esforço em beneficiar outras pessoas com as obras. 

 

''Foi uma vida de estudos. Cada livro foi lido várias vezes por ele, que tinha o cuidado de catalogar, organizar, separar por prateleiras, para a conservação da Biblioteca. Os livros de literatura, um dos que mais gostava, depois de lidos, ele colocava numa caixa e dava para as pessoas. Muitas bibliotecas de Salvador, também do Subúrbio, receberam diversas caixas de livros doados por meu tio", lembrou Marina Munne.

 

A embalagem dos quase três mil livros foi supervisionada pela chefe da Biblioteca do TRT5, Silene Caldas, com a diretora da Secretaria de Administração, Nilma Nogueira, e a bibliotecária Almerinda de Sousa.

 

A diretora Nilma Nogueira disse que se sente realizada por poder homenagear o  centenário de Pinho Pedreira, em 20 de outubro. "A presidente do Tribunal solicitou especial diligência para que o local esteja pronto antes do mês de homenagem ao magistrado", contou. Segundo Nilma, toda a preparação do espaço contou com a colaboração dos diretores das varas, que cederam estantes para colocar na Biblioteca. "Eram necessárias 30 estantes padronizadas e, nessa carência de recursos, foi essencial a disponibilização do móvel por cada secretaria.''

 


Secom TRT5 (Nailan Brasil) - 15/9/2016