TRT5-BA participa de encontro nacional para alinhar ações de conciliação

 

Na manhã da última quarta-feira (24), foi realizada a 1ª Reunião dos Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo alinhar as ações nacionais e definir um plano de trabalho em conjunto com os gestores regionais. A abertura do evento, que aconteceu em Brasília, foi feita pelo presidente e o pelo vice-presidente do CSJT, ministros Ives Gandra Martins Filho e Emmanoel Pereira, tendo o TRT5-BA sido representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Sérgio Ferreira de Lima.

 

''A Justiça do Trabalho está, mais do que nunca, consciente do seu papel de harmonizadora das relações trabalhistas. Neste momento de crise econômica, devemos ser protagonistas e nosso papel é encontrar o equilíbrio na distribuição dos frutos da produção entre o capital e o trabalho'', destacou Ives Gandra. Ele afirmou, ainda, que este é um momento histórico de união pela valorização, promoção e estímulo da prática conciliatória.

 

Durante o encontro, foi apresentado o balanço da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2016, realizada em junho, que bateu recordes em relação a edição anterior. Segundo o ministro Emmanoel Pereira, o êxito se deveu ao empenho dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos representantes que compõem a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação. ''Frente à uma crise econômica, entregamos aos trabalhadores brasileiros mais de R$ 620 milhões em créditos trabalhistas'' disse ele.

 

CONCILIAÇÃO - A próxima edição da Semana da Conciliação está programada para o final de maio/2017. Antes disso, porém, ocorrerá a 6ª Semana Nacional da Execução Trabalhista de 19 a 23 de setembro em todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país. O mutirão também é promovido pela Justiça do Trabalho, mas com foco nos processos em fase de execução, ou cobrança da dívida. No TRT-BA, trabalhadores e empresas interessados em participar podem agendar audiência através do e-mail semanadeexecucao@trt5.jus.br.

 

Leia mais aqui.

 

Secom TRT5-BA - 26/08/2016 (Com informações e foto do CSJT)