Dia do Psicólogo provoca reflexão sobre saúde mental

Sábado (27/8) é Dia Nacional do Psicólogo e, pensando nisso, o TRT5 ouviu profissionais da área, que falaram sobre a atividade e práticas que contribuem  para a saúde do trabalhador. A data é motivo para reflexão, ainda mais levando-se em consideração a campanha do Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, voltada para a prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho.

 

Na opinião da psicóloga do TRT5, Mariana Brito, o preconceito sofrido pela psicologia na sociedade faz com que muitas pessoas relutem em procurar tratamento, mesmo nas empresas que dispõem de psicólogos em seus quadros. ''É comum o empregado marcar horário contrário ao do trabalho, para que não encontre colegas ou gestores. Em outros casos, pedem para que não seja feita ficha para não ter o registro de sua passagem no consultório'', explica, acrescentando que as pessoas não precisam temer, pois o código de ética do psicólogo não permite que superiores hierárquicos pressionem ou interfiram na condução do processo. Mariana ressalta que o papel do psicólogo é de acolhimento do funcionário para o seu bem-estar, e pensando nisso as salas são acústicas, trazendo privacidade.

 

Já Josele Ávila, gerente e psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)do Bairro do Garcia, falou que trabalhar com a questão da saúde mental exige muito dos profissionais, que acabam também necessitando de ajuda. Ela acrescentou que um ambiente de trabalho estressante ou gestor sem preparo pode agravar ou desencadear um transtorno. Além disso, a readaptação ao mercado de trabalho tem que ser feita com muito cuidado.

 

Em Salvador, há atendimento gratuito em Psicologia em dezoito unidades Caps e na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que oferecem serviço alternativo ao modelo hospitalar. Os Caps recebem pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves. São serviços territoriais com base comunitária, funcionando em forma de parceria entre a Secretária Municipal de Saúde e a Faculdade de Psicologia da UFBA.  Parte do tratamento é feito em oficinas, através de aulas de expressão corporal, ressocialização, artesanato e autoconhecimento.

 

Confira a unidade do Caps  e  os serviços de psicologia da UFBA mais próxima de sua casa.

 

TRIBUNAL - O TRT5 realizará, a partir de setembro, um ciclo de palestras sobre temas relacionados à saúde mental e ao trabalho, cujos detalhes serão divulgados em breve. O desembargador Luiz Roberto Mattos, gestor regional do Programa Trabalho Seguro e coordenador do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores, convidará profissionais de várias especialidades, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de yoga/meditação e educadores financeiros para disseminar medidas de prevenção das enfermidades relacionadas à saúde mental.


 
Secom TRT5 (Edilena Vasconcelos) - 26/8/2016