Jovens da Instituição Conceição Macedo visitam Fórum do Comércio

 

Dois grupos de jovens do Programa Adolescente Aprendiz, da Instituição Beneficente Conceição Macedo, visitaram nesta semana as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região instaladas no Fórum do Comércio, incluindo uma Vara do Trabalho, onde tiveram a oportunidade de assistir audiências. O programa visa inseri-los no mercado de trabalho, dando-lhes a chance do primeiro emprego, com base na Lei nº 10.097/2000. Os estudantes foram encaminhados pelo servidor Orocil Júnior, lotado no Gabinete da Desembargadora Luíza Lomba, e que atua como colaborador da instituição.

 

Ao chegarem ao Tribunal, os grupos foram recepcionados pelo diretor do Núcleo de Informação e Acompanhamento Processual (Niap), Rogério Fagundes, que fez uma palestra sobre a história dos direitos do trabalhador e da Justiça do Trabalho na Bahia, bem como apresentou aos adolescentes a estrutura do Regional. Na ocasião, o titular da 16ª Vara de Salvador, juiz Paulo Temporal, também dirigiu algumas palavras de incentivo aos jovens, dando-lhe as boas vindas e alertando para a necessidade da constante evolução profissional.

 

O PROGRAMA - Durante o período máximo de dois anos, os jovens capacitados pelo Adolescente Aprendiz passam por um programa de formação continuada, no qual são oferecidas aulas sobre cidadania, direito do trabalho e outras questões relacionadas a sua aprendizagem técnico-profissional, aí incluídas visitas às instituições afins. Na avaliação do diretor do Niap, a iniciativa ''é mais uma oportunidade de relacionamento da instituição com a comunidade, principalmente porque são jovens que estão entrando no mercado de trabalho e que precisam estar atentos às questões relacionadas aos seus direitos, bem como à importância da Justiça do Trabalho para o cidadão''.

 

Secom TRT5, com informações e foto do Niap - 25/8/2016