Programa TJC leva noções de Direito do Trabalho para escola na Cidade Baixa

 

 

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), executado no Estado pela Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia (Amatra5) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), realizou na manhã desta terça-feira (26/7) mais um seminário com noções de Direito do Trabalho para estudantes de escola pública.

 

Desta vez, foram os alunos do Colégio Estadual Alípio Franca, localizado na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, que aprenderam com a juíza aposentada e professora universitária Gerúzia Amorim e com o juiz do Trabalho Agenor Calazans. O evento, coordenado pela professora Olenêva Sanches, ainda permitiu aos alunos conhecerem o funcionamento do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

 

ATIVIDADES - A apresentação começou com a juíza Gerúzia Amorim, que passou um vídeo do grupo O Rappa com a música ''Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)''. Em seguida, iniciou uma discussão sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, citando exemplos.



Na sequência, o juiz Agenor Calazans, coordenador do TJC na Bahia, falou sobre a exploração do trabalho infantil, mostrando que essa prática está em nosso cotidiano e muitas vezes não percebemos.  Falou também do trabalho doméstico. Ao final, a magistrada Gerúzia Amorim sorteou brindes entre os alunos.  



Na opinião da estudante Tainá Cristina, 16 anos, que está no 2º ano, essas aulas são importantes para que o aluno, futuro trabalhador, conheça os seus direitos. Ela, que toca violoncelo e pretende seguir a carreira musical, gostou das explicações sobre assédio e carga horária do trabalhador.



A professora Olenêva Sanches, que conheceu o programa quando ensinava no Complexo Educacional Oscar Cordeiro, em Água de Meninos, pretende levá-lo para a escola onde ensina hoje. ''Sinto-me bem feliz, pois só foram elogios por parte dos estudantes. Ambas as atividades mostram-se muito importantes à formação desses jovens'', disse a docente.

 

As turmas do colégio que participaram das atividades também visitaram as diversas unidades do Senai, acompanhados do gerente Sidnei Barros, que mostrou a parte de informática, corte e costura e manutenção automotiva.

 

ENTENDA O TJC - O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), executada nos Estados pelas Amatras. Na Bahia, a Amatra5 aplica o programa desde a sua criação, há mais de 10 anos.

 

O TJC funciona com a participação de magistrados da Justiça do Trabalho, advogados e professores, que levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

 

O público de interesse é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, bem como por estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas).

 

Além das aulas, os alunos visitam o Fórum trabalhista, assistem a audiências, tiram dúvidas com os magistrados e apresentam um trabalho final (chamado de culminância), no qual mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula.

 

 


Na foto: o juiz Agenor Calazans, a professora Olenêva Sanches, a magistrada Gerúzia Amorim e o gerente do Senai Sidnei Barros

 


O TJC já foi reconhecido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma boa prática de combate ao trabalho infantil.



Secom TRT5 (Com informações e fotos da Amatra5) - 27/7/2016