TRT5-BA lamenta morte da feminista Luiza Bairros



O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) lamenta profundamente o falecimento da feminista e ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros. Uma perda irreparável para os movimentos negro e de mulheres. Luiza morreu nesta terça-feira (12) pela manhã, em Porto Alegre. A socióloga lutava contra um câncer de pulmão.


''Ela possui uma trajetória notável. Uma pensadora e articuladora das questões da mulher no Brasil e na Bahia. Merece todas as nossas homenagens'', afirmou a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar.


Natural de Porto Alegre, ela teve todo seu histórico de militância construído na Bahia, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU). Trabalhou em programas das Nações Unidas contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014. Trabalhava e militava em defesa das questões de raça e gênero.


Fonte: Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) – 12/7/2016