Violência contra idosos: 76,48% dos casos acontecem em casa

Arquivo


 


Estatísticas divulgadas pelo Disque 100, serviço de recebimento de denúncias contra violações de direitos humanos, revelam que 76,48% das 27.178 das notificações de abusos contra a idosos registradas em 2014 dizem respeito a violações cometidas nas casas das vítimas. Em 51,55% dos casos denunciados, os próprios filhos são os suspeitos. De janeiro a junho de 2015 foram registradas 16.000 denúncias.Estes dados são motivo para reflexão neste dia 15 de junho, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de combate à Violência contra o idoso.

 

O levantamento de 2014 mostra ainda que 20.741 denúncias envolvem negligência (76,32%); 14.788 (54,41%), violência psicológica; 10.523 (38,72%), abuso financeiro e econômico; 7.417 (27,29%), violência física e 201 (0,74%), violência sexual. Fatores como o preconceito contra o idoso - considerado improdutivo economicamente - , a situação financeira precária na 3ª idade e o isolamento são fatores que expõem ainda mais esta parcela da população a diversas formas de agressão. Segundo a professora e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz Maria Cecília Minayo, "Os próprios velhos estão imbricados na produção da ideologia que sobre eles é produzida. Muitos não se conformam com a perda de poder, outros, que só viveram para o trabalho, sentem-se perdendo a identidade quando se retiram das atividades profissionais, outros, ainda, se isolam do mundo da vida, enclausurando-se numa solidão desnecessária".

 

Uma das facetas mais preocupantes do problema é o crescimento expressivo do número de pessoas nesta faixa etária- em especial do subgrupo de mais de 80 anos. Existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país, 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)., e projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. Para acolher este constingente, será preciso aprofundar políticas públicas, já que a maioria das violências envolve negligência, ou seja omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos, com privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

 

Qualquer tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, o serviço Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, acolhe denúncias 24 horas por dia, de todo o país. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal www.disque100.gov.br.


Secom TRT5, com informações de www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br e http://www.blog.saude.gov.br - 15/6/2016