TRT5 é parceiro em Ato Público pela erradicação do trabalho infantil

Um ato público promovido pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (Fetipa) e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizado na manhã desta quarta-feira (8), chamou a atenção para a luta pela erradicação do trabalho infantil na Bahia. O Dia Nacional de Combate do Trabalho Infantil se comemora no dia 12/6.

 

O evento, que aconteceu no Campo Grande, foi realizado em parceria com a Ministério Público da Bahia,  Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador e do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap).

 

No evento houve distribuição de material informativo, atendimento médico/odontológico, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, cadastro de aprendizes e orientação profissional, bem como diversas atividades recreativas e culturais.

 

"O objetivo da campanha é informar, mobilizar, sensibilizar  e conscientizar  toda comunidade para que possamos erradicar de vez esta chaga social que tanto compromete as futuras gerações", disse o secretário do Setre, Álvaro Gomes. Para ele, a semana traz a proposta de reflexão sobre um problema que deve ser extirpado o quanto antes. "O combate ao trabalho infantil é uma das prioridades do Governo do Estado e um dos nove eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente, coordenada pela Setre", acrescentou.

 

A presidente do Fetipa, promotora Andrea Ariadna, ressaltou que a iniciativa visa fortalecer as ações do Fórum em todo o estado e alertar a sociedade sobre os malefícios do trabalho precoce. “O Trabalho Infantil acaba com o sonho de muitas crianças e adolescentes e precisamos fortalecer esta luta”, ponderou.

 

DADOS - No Brasil existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e são privados de direitos básicos, como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas estão expostas à atividades que prejudicam de forma irreversível seu desenvolvimento físico, psicológico e emocional.

 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a maioria dos trabalhadores infantis vivem em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Atualmente existem aproximadamente 250 milhões de crianças (de 5 e 14 anos) que realizam algum tipo de trabalho no mundo e, desse total, ao menos 120 milhões trabalham o dia todo, sem tempo para frequentar a escola ou brincar.

 

Secom TRT5 - (Com informações da Ascom/Setre)