Após greve, trabalhadores conseguem negociar no TRT5 dias parados


Em audiência de conciliação realizada na tarde da quinta-feira (2/6), na Sala de Sessões do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras de Terraplanagem, Montagem e Manutenção Industrial do Estado da Bahia (Sintepav) e a Sertele Infraestrutura e Telecomunicações Ltda. celebraram um acordo que estabeleceu a forma de pagamento dos dias parados em razão da greve ocorrida no período de 17 a 25 de maio. A empresa está localizada em Lauro de Freitas e é especializada em infraestrutura de cabeamento elétrico e telefônico.

 

No acordo, celebrado com a anuência do Ministério Público do Trabalho, ficou estabelecido o pagamento dos dias parados através de compensação de horas (17, 18, 19, 20, 23 e 24/05) e do abono de dias (21 e 22/05). Além disso, a empresa assumiu o compromisso de não realizar nenhum tipo de desconto na remuneração ou nos benefícios pagos aos empregados, servindo os vales-alimentação e transportes concedidos durante a paralisação para custear aqueles destinados à compensação.

 

A audiência foi presidida pela  presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar, que falou sobre a importância das conciliações, que são sempre fruto do diálogo e da boa vontade das partes. ''Os conflitos de interesses existem e as concessões são necessárias. Tive hoje a enorme satisfação de ver, em ambas as partes, o espírito de solidariedade e a disposição para conciliar'', afirmou.

 

É importante lembrar que, no período de 13 a 17 de junho de 2016, será realizada a 2ª Semana Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho. A estimativa é de que mais de mil audiências de conciliação sejam realizadas ao longo da semana na Bahia.

 

(0000468-42.2016.5.05.0000 DCG)

 

Secom TRT5 (Flávia Côrtes)  -  06/06/2016