Servidor do TRT5 vence prêmio nacional de literatura do Sesc


O servidor Franklin Carvalho, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT5, venceu o Prêmio Sesc de Literatura na categoria romance. Ele terá seu livro publicado pela editora Record e, em julho, vai participar da programação do Sesc  durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).


O Prêmio Sesc de Literatura 2016 teve 1.503 livros inscritos - 709 contos e 794 romances. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com maior número de candidatos: 469 e 208, respectivamente. "O número de 1.503 inscritos deste ano é três vezes maior que a média histórica do projeto. Isso mostra que iniciar uma carreira literária numa grande editora é o sonho de muitos aspirantes a escritor'', destaca Henrique Rodrigues, assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc.


Franklin Carvalho é jornalista, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. O baiano é autor dos livros de contos independentes ''Câmara e Cadeia'' (2004) e ''O Encourado'' (2009). Em 2015, recebeu o 2º lugar no Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho - Direitos Humanos, da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), na categoria Webjornalismo.


''Céus e Terra'' conta a história do menino Galego, que aos doze anos é convocado para salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. Como uma espécie de fantasma, o personagem acompanhará uma família de pessoas bastante simples do sertão baiano, durante o ano de 1974. Ainda que transite por temas densos, como religião e morte e dramas familiares, o olhar do menino confere uma leveza lírica à narrativa.


Secom TRT5 (com informações do Sesc) - 6/6/2016