Série de eventos marcará Dia de Combate ao Trabalho Infantil em Salvador

foto: Divulgação

 

Para marcar o Dia Mundial Contra a Trabalho Infantil, no próximo dia 12 de junho, o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (Fetipa) - do qual o TRT da Bahia é parceiro - vai promover uma série de eventos em Salvador. O principal deles é a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, que ocorrerá de 2 a 16 de junho na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). A série de eventos ocorrerá no auditório do Espaço Crescer da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Outras ações previstas é um Ato Público, no dia 8/6, e o I Fórum de Estadual de Combate, dia 10/6.

 

Na Semana de Combate, estão previstas a apresentação de filmes sobre a temática trabalho infantil, seguida de ''Roda de Conversa'' com especialistas. No primeiro encontro, nesta quinta-feira (2/6), serão exibidos o documentário ''Brasil x Trabalho Infantil'' e o curta-metragem ''10 Centavos''. Em seguida, a presidente do Fetipa, Andrea Ariadna, coordenará a ''Roda de Conversa'' com os participantes. No dia 7 será a vez do filme ''Crianças Invisíveis'', que agrupa vários curta-metragens de cada parte do mundo. Já no dia 16 a atração principal será o filme ''Numa Escola de Havana''. Todos os eventos são abertos ao público e não requerem inscrição prévia.

 

Para o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, a semana traz a proposta de reflexão de um problema que deve ser extirpado o mais breve possível da vida brasileira. E acrescenta: ''o combate ao trabalho infantil é uma das prioridades do Governo do Estado e um dos nove eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente, coordenada pela Setre''.

 

ATO PÚBLICO E FÓRUM - Na próxima quarta-feira (8/6) o Fetipa promoverá um Ato Público Contra o Trabalho Infantil na Praça do Campo Grande, em Salvador (BA), o objetivo de divulgar boas práticas de promoção, proteção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil. O ato ocorrerá das 11 às 18 horas e contará com diversos serviços, como emissão de carteira de trabalho para adolescentes e jovens de até 24 anos; cadastro de aprendizes e orientação profissional; distribuição de panfletos; ações de saúde preventiva e bem-estar; intervenções artísticas e culturais.

 

Já na sexta-feira (10/6), promotores de justiça e demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do Estado da Bahia se reunião no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) para o I Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil. Quem quiser participar do evento, que ocorrerá das 9 às 17 horas no auditório do MPBA, em Nazaré, deve se inscrever até o dia 6 neste link ou no site do Ministério Público do Estado da Bahia.

 

DADOS - De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, trabalham no Brasil. Mais de 70 mil têm, no máximo, nove anos. Além de terem baixa remuneração, uma em cada quatro crianças deixa a escola e muitas estão submetidas às formas mais degradantes de trabalho. Em cinco anos, foram registrados mais de 12 mil acidentes de trabalho com crianças. Em 2015, expirou o compromisso mundial do Brasil para erradicar as piores formas de trabalho infantil no País. Mas, até 2020, o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está mantido e visa erradicar essa prática em todas as suas formas.

 

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 1º/6/2016 (Com informações da Setre, Fetipa e MPBA)