Psicóloga fala sobre compulsão para magistrados e servidores

 

 

Magistrados e servidores do TRT5 participaram, na última sexta-feira (20), da palestra ''A clínica do excesso - as compulsões que escravizam o sujeito na contemporaneidade'', ministrada pela psicóloga e psicanalista Mônica Veras. A palestrante explicou que as compulsões contemporâneas são diferentes das antigas. ''Hoje elas não se resumem só a comida, bebida e substâncias psicoativas. Há comportamentos que são classificados como compulsões, que são drogas: quem compra sem necessidade, os 'ratos' de academia, os adictos ou viciados em internet e até os chamados workaholics, termo atribuído aos viciados em trabalho'', explica Mônica.

 

A psicóloga afirmou ainda que essas compulsões, por vezes, escondem depressões. "A gente vê pessoas que compram esperando que aquele objeto seja como um bálsamo, mas na realidade aquilo não vai preencher o vazio que a pessoa está sentindo, porque logo vai ter necessidade de outro objeto... É preciso descobrir o que tem por trás da compulsão'', explica Mônica.

 



 

Na palestra, a psicóloga contou também como perceber se determinada ação é apenas um hábito ou não. ''Tudo que nos leva a perder controle é compulsão. Toda vez que a pessoa percebe eu está se prejudicando emocionalmente, fisicamente, financeiramente, ou quando se afasta de comportamentos saudáveis e o indivíduo só fica bem fazendo determinada coisa, isso já se tornou uma compulsão''.

 

Uma solução dada por Mônica para aqueles que percebem que possuem algum tipo de compulsão é buscar objetivos de vida. Ela cita estudos, viagens e tudo aquilo que faça a pessoa progredir ''porque objetivos potencializam o sujeito, objetos destroem, os fazem refém''.



Secom TRT5 - 23/5/2016