Ministra Cristina Peduzzi fala sobre capacitação continuada no TRT5


O juiz deve estar atento e preparado para os desafios sociais da função judicante. Através da formação continuada, deve ele desenvolver habilidades que vão além da sua formação acadêmica, somando ao seu conhecimento jurídico, saberes transdisciplinares e multidimensionais (psicologia, gestão,  comunicação, etc.) que propiciem a adequada abordagem, compreensão e resolução dos conflitos. Foi o que disse a diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, em  palestra que apresentou na tarde desta quinta-feira (19/5), na Escola Judicial do TRT5.

 

Após visitar as dependências da Escola Judicial do TRT5, a ministra falou ao auditório repleto sobre a importância da Enamat e das escolas judiciais na constante especialização profissional de magistrados de todas as instâncias e também de servidores. E frisou que, de forma harmônica e coordenada, os cursos são idealizados a partir de necessidades e fragilidades detectadas, a fim de garantir cada vez mais satisfatoriedade ao mister de julgar, que vai além da simples aplicação da lei, bem como à ocupação de cargos de direção e gestão e à formação de multiplicadores.



Também pontuou que os conflitos sociais são complexos, e o magistrado deve ter consciência da importância de seu papel  na busca cuidadosa de soluções efetivas, que vão refletir diretamente na imagem da Justiça do Trabalho em sua Região. Assim, o julgador deve ser comprometido, ter formação ética e humanizada, postura neutra e imparcial, dominar técnicas de conciliação e ferramentas tecnológicas, saber lidar e ouvir pessoas, dentre outras habilidades. Segundo a ministra, não é tarefa fácil romper com visões tradicionais, e é preciso humildade para entender que o aperfeiçoamento constante é necessário.

 

PRESENÇAS - A ministra foi recepcionada pela presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar,  pelo diretor da Escola Judicial do TRT5, desembargador Norberto Frerichs, e pela desembargadora Ana Lúcia Bezerra da Silva. A presidente agradeceu a disponibilidade da ministra em compartilhar o seu conhecimento e a honra de a Escola Judicial do TRT5 ter sido a primeira a ser visitada desde que assumiu a direção da Enamat, palavras ratificadas pelo desembargador Norberto Frerichs. Compareceram ao evento também a vice-presidente e o corregedor regional do TRT5; desembargadores Maria de Lourdes Linhares e Esequias Pereira de Oliveira; a presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Lopes Fernandes; dentre outros desembargadores, magistrados e servidores.




Secom TRT5 (Flávia Cortes) - 20/5/2016