Corregedoria participa de Ato pela Justiça do Trabalho em Itabuna

foto: Divulgação

 

O corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Esequias de Oliveira, participou no último dia 2 de maio do Ato pela Valorização da Justiça do Trabalho em Itabuna, município que concentra a maior jurisdição do sul da Bahia, composta por outras 21 cidades. Realizada no Fórum Humberto Machado, a manifestação reuniu cerca de 150 pessoas, segundo a organizadora do evento, a juíza Eloína Machado, que é também diretora do fórum e titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna.

 

Entre os participantes estavam magistrados e servidores das quatro varas trabalhistas de Itabuna, além de advogados, sindicalistas, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes da sociedade civil itabunense. Na oportunidade, o corregedor regional enalteceu a iniciativa da Presidência do TRT baiano e demais TRTs em todo o país em promover atos em prol da Justiça Trabalhista, que, na avaliação do magistrado, é ''a guardiã dos direitos mínimos dos trabalhadores, cuja missão incomoda alguns setores da sociedade interessados em seu sucateamento''.

 

Para o desembargador, a manifestação denuncia o que chamou de ''duro golpe sofrido pela Justiça do Trabalho quando da aprovação do Orçamento da União para o exercício de 2016'', em razão do corte de 90% nas verbas de investimentos e de 32% nas de custeio. ''É mais que necessário que as autoridades sejam instadas a reverter essa situação que, em última análise, penalizará todos aqueles que para lá acorrem em busca da restituição de direitos trabalhistas suprimidos'', ponderou. Já para homenagear o aniversário de 75 anos da Justiça do Trabalho, outro viés do ato público, o corregedor ressaltou o papel exercido pelos tribunais do Trabalho desde que foram criados.

 

AUTORIDADES PRESENTES - Também participaram do Ato pela Valorização da Justiça do Trabalho em Itabuna os juízes João Batista Sales Souza, titular da 3ª Vara de Itabuna; Antonio Ricardo Souza Aquino, auxiliar da 1ª Vara de Itabuna; além de Carla Tereza Baltazar da Silveira Porto e Guilherme Nora, auxiliares das 2ª e 4ª Varas de Itabuna. Do MPT compareceram os procuradores Ilan Fonseca de Souza e Sofia Vilela de Moraes e Silva. Os advogados foram representados presidente da subseção local da OAB, o advogado Edmilton Carneiro. Por fim, registra-se que compareceram ao evento sindicalistas, a exemplo do representante do Sindicato dos Bancários que, na oportunidade, fez uso da palavra.

 

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 4/5/2016 (Com informações da Corregedoria)