Conamat: Leandro Karnal falará sobre Magistratura e sociedade na abertura

 

 

A conferência de abertura do 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece no dia 28 de abril, às 9h30, no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA), será conduzida pelo historiador brasileiro Leandro Karnal. Com o tema "Magistratura e sociedade: medos e esperanças", o professor abordará questões sobre a imagem do Judiciário perante o cidadão, bem como os desafios do magistrado como peça-chave de mudança no país.

 

Com formação que passa por história cultural, antropologia e filosofia, Leandro Karnal considera que analisar os medos e esperanças de cada época pode ajudar a compreender mais densamente o fenômeno do humano com o qual ele lida diariamente. "A Magistratura está inserida na sociedade e dialoga com valores de cada momento histórico. Magistrados não pairam acima do mundo e do tempo, mas são parte de um todo orgânico e submetido a contingências e subjetividades", destacou. Segundo Karnal, a parte técnica da lei e sua hermenêutica é um grande desafio intelectual. "A sensibilidade cultural e social é ainda mais complexa e uma não se realiza bem sem a outra", completa.

 

Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), Leandro Karnal é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1996 e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de livros que tratam sobre a história dos países e membro do conselho editorial de várias publicações acadêmicas da área na Unicamp, além de realizar palestras em todo o país.

 

Pensando no momento específico que o Brasil atravessa, Karnal destaca alguns dos principais pontos e reflexões que deverão ser abordados na conferência, como a necessidade de se interpretar a noção de medo, de polarização, de preconceito e buscar referenciais históricos para um arcabouço jurídico, uma vez que o Judiciário, segundo ele, tornou-se uma peça-chave do país e a mudança de imagem foi intensa. "Mais do que nunca, estamos em um momento de definição de regras claras e abertas. Temos um vazio de poder e de autoridade e, neste momento, a esperança e o desafio sobre a Magistratura são enormes. Eu diria que a Magistratura tem desempenhado inúmeros papéis e muitos são reforçados pela falência de outros Poderes".

 

Na avaliação do historiador, discutir Magistratura, independência e direitos sociais, tema do 18º Conamat, evidencia uma nova sensibilidade e mostra como todas as funções, especialmente a Magistratura, estão tomando outros significados hoje. "O equilíbrio entre os poderes foi proposto, em pleno absolutismo, como um freio à subjetividade e capricho do déspota. É uma excelente escolha e um ótimo começo, especialmente no campo dos direitos sociais e trabalhistas. De alguma forma, o Brasil manifesta desejos intensos de ser fundado sobre outra ordem e outra prática. Isso atinge o professor, o administrador, o magistrado e todas as camadas sociais".

 

CONAMAT- As inscrições para o 18º Conamat podem ser feitas até amanhã (15/04) pelo site do evento. Além das inscrições, os participantes podem consultar no site oficial a programação completa do evento e informações sobre passagem e hospedagem.

 

Realizado a cada dois anos, o Conamat tem como objetivo central promover e difundir reflexões e conhecimentos na área da Magistratura do Trabalho. Pretende também reunir os associados com o propósito de refletir e fomentar o aperfeiçoamento sobre temáticas vitais para a Magistratura e para o Direito do Trabalho, como também para projetar os passos em direção ao futuro.

 

Fonte Anamtra-15/04/2016