Palestra com consultor abre Programa de Educação Financeira do TRT5

 

Para fugir à crise econômica, garantir o pagamento das despesas e, ainda assim, conseguir uma mínima poupança que viabilize projetos futuros, o segredo é gastar menos do que se ganha por meio de planejamento. E mais: nunca abrir mão das alegrias cotidianas que o dinheiro pode proporcionar, pois não existe disciplina e controle sem prazer. A orientação foi dada pelo mestre em Administração e Finanças Gustavo Cerbasi, ontem (5/4), durante palestra que abriu o Programa de Educação Financeira do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5).

 

O evento, realizado no auditório do Fórum do Comércio, em Nazaré, contou com a presença da presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar. Na abertura, ela ressaltou: "Esse programa faz parte do meu compromisso de apoiar e valorizar o nosso quadro. Nesse momento de crise econômica que atravessa o país, entendo que é fundamental munir as pessoas com informações que permitam a criação de um ambiente favorável para o controle financeiro".

 

O palestrante destacou que o planejamento financeiro deve eleger as prioridades do indivíduo ou da família, de modo que a renda possa ser distribuída entre despesas fixas, variáveis e investimentos (poupança). Desse modo, observou, no caso de surgir um gasto extraordinário, será mais fácil visualizar de onde tirar recursos.

 

Quanto aos investimentos, disse, é importante que a margem de risco vá diminuindo ao longo do tempo, pois na medida em que a idade avança o prazo de recuperação de uma eventual perda vai encurtando também. "Recomendo a regra dos 80, em que você subtrai a sua idade desse número e encontra o percentual a aplicar em renda variável. O meu caso, por exemplo, daria 38%, ou seja, 80 menos 42", ensinou.

 

No final da palestra Cerbasi parabenizou a iniciativa da Administração do TRT5 de investir na educação financeira da coletividade. "Podemos comparar um programa de saúde financeira com um programa de emagrecimento. Dificilmente vai funcionar se não houver um ambiente favorável. Ninguém enriquece sozinho".

 

PROGRAMA - O Programa de Educação Financeira do TRT5 prosseguirá com palestras, no próximo dia 25, do Coronel Durval Mattos, criador de projeto similar no Exército, que conta atualmente com mais de 100 mil participantes em todo o Brasil. A atividade deve apresentar conceitos básicos de educação financeira com o uso de ferramentas e técnicas de controle de finanças e compra consciente. Em breve, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas vai dar mais detalhes sobre como os interessados poderão se inscrever.

 

Ainda como parte do Programa de Educação Financeira do TRT5, uma Equipe Multidisciplinar de Apoio será criada com a participação de servidores da Coordenadoria de Saúde e de outras áreas, com a finalidade de dar suporte e orientar os participantes no planejamento de suas finanças, bem como na busca de profissionais especializados. Quem tiver interesse pode buscar espontaneamente a Seção de Assistência Social ou a Seção de Psicologia, caso identifique a necessidade de receber apoio.

 

Fará parte do Programa também a divulgação permanente de artigos e links na intranet do TRT5, como instrumento de conscientização e mudança de cultura.

 

Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 6/4/2016