Dia Mundial do Autismo: prédios do TRT5 em Salvador têm iluminação azul

 Secom TRT5

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) celebra o Dia Mundial do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, iluminando o Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa e o Edifício Presidente Médici, em Nazaré, e o Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, com luz azul, cor que simboliza a causa.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca a conscientização sobre o autismo, suas formas de manifestação e como a sociedade pode colaborar nas demandas dos autistas. Segundo especialistas, o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como elas se comunicam e interagem.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio de desenvolvimento que surge geralmente nos três primeiros anos de vida. Esse distúrbio permanece por toda a vida e o perfil dos autistas inclui a introspecção e falta de relacionamento com o próprio mundo, dificuldade no domínio da linguagem e comportamento restritivo e repetitivo.

Estudos internacionais mostram que até oito em cada dez autistas são excluídos do mercado de trabalho, a um custo altíssimo para a sociedade. Segundo um especialista, 'eles têm boa memória, uma mente muito bem estruturada, paixão por detalhes, são bons para encontrar erros e têm perseverança para realizar atividades repetitivas'.

Secom TRT5- 3/4/2017