Presidente exalta conquistas das mulheres em premiação dos bancários

 

 

O autoconhecimento e a consciência da importância do papel da mulher na sociedade foram predominantes no discurso da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, uma das oito homenageadas no Prêmio Alice Bottas, organizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA), que ocorreu nesta sexta-feira (11/3), no Cine Glauber Rocha, no Centro de Salvador, em homenagem ao mês da mulher.


Com trajetória de vida marcada pela  defesa das minorias, especialmente as mulheres e os deficientes físicos, a presidente da Justiça do Trabalho no estado foi condecorada pela sua forte atuação na área de Direitos Humanos. ''A mulher vem contribuindo com a sua especificidade, ganhando visibilidade com a sua presença no mercado de trabalho, que é marcada por práticas inclusivas, o que enseja maior compreensão do outro, quebrando a lógica masculina de dominação, processo histórico no nosso país e em outros. Por esta razão é tão festejante a presença das mulheres em todas as carreiras'', comemora a magistrada.


O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, além de parabenizar as oito mulheres de destaque, lembra que o 8 de março deve ser uma data de reflexão e ação. ''É mais uma oportunidade de fazer o debate sobre igualdade de gênero'', afirma ele.


Além da desembargadora, foram homenageadas Celeida Fernandes (Bancária), Angelina Nascimento (Esporte), Aline Castelo Branco (Comunicação), Maria das Neves (Juventude), Ametista Nunes (Cultura e Arte), Graciela Natansohn (Pesquisa Acadêmica) e Ângela Guimarães (Política) representando tantas outras Anas, Marias, Terezas, tão diferentes, mas que convergem na busca por um país com justiça social e igualdade de oportunidades.



Secom TRT5 (Josemar Arlego com informações do SBBA) - 14/3/2016