Desembargador baiano será o novo presidente do TRF1

 

 

O desembargador federal Hilton Queiroz, natural de Santo Antônio de Jesus (BA), será o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região no biênio 2016-2018. Ele foi eleito com os outros integrantes da nova mesa diretora -  os desembargadores federal I’talo Mendes, para a Vice-Presidência, e João Batista Moreira, para a Corregedoria Regional - durante sessão plenária realizada do TRF1 na quinta-feira (18/2). A posse dos novos dirigentes (foto) ocorrerá na segunda quinzena de abril.


 
O atual presidente da Casa, desembargador Cândido Ribeiro, desejou ao presidente eleito uma grande administração, "embora reconheça que Vossa Excelência vai ter que se preparar para enfrentar algumas dificuldades, principalmente na área econômica e orçamentária", destacou.  "Eu tenho certeza de que, com a sua experiência, criatividade e competência administradora, Vossa Excelência dará solução a tudo isso", concluiu.

 

Veja um pouco mais dos perfis dos eleitos:


 
Presidente Hilton Queiroz  - Tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 19 de dezembro de 1997, promovido pelo critério de antiguidade. Sua investidura na Justiça Federal se deu em 1984, na Seção Judiciária da Bahia. Como juiz, atuou, também, nas Seccionais do Rio Grande do Norte e do Piauí. Foi diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia no ano de 1989 e, também, de maio de 1992 a maio de 1993. Integrou os Tribunais Regionais Eleitorais, como juiz federal, na Bahia e no Piauí. Atualmente, é membro da Corte Especial, da 2.ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.


 
Vice-presidente I’talo Mendes - Natural de Diamantino - MT, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 07 de agosto de 1998, pelo quinto constitucional, tendo sido indicado, em lista sêxtupla, pelo Ministério Público Federal e, em lista quádrupla, pelo TRF 1ª Região. Antes de assumir como desembargador, atuava como procurador regional da República, com exercício também na Procuradoria Geral Eleitoral. Atualmente, é membro da 2ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.


 
Corregedor Regional João Batista Moreira - Natural de Patos de Minas-MG, nascido em 24/06/52, tomou posse como membro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 15 de fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Seu ingresso na magistratura deu-se em 1987 na Seção Judiciária do Acre, onde exerceu a Diretoria do Foro e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral. Serviu em seguida nas Seções Judiciárias do Amazonas, de Goiás, do Tocantins e do Piauí. Na Seção Judiciária de Goiás, onde permaneceu por mais de 13 anos, foi diretor do foro e membro do Tribunal Regional Eleitoral.  Atualmente, é membro da Corte Especial, da 3ª Seção e da 5ª Turma do TRF da 1ª Região.
 


Secom TRT5, com informações e foto da Ascom/TRF1 - 22/2/2016