TST transmite ao vivo palestra com o Nobel da Paz Kailash Satyarthi

foto: TST

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) transmite neste momento - a partir das 14 horas desta terça-feira (2/2) - a palestra ''Trabalho Infantil: você não vê, mas existe'' com o ativista indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na luta contra a exploração das crianças e por seu direito à educação. Para acompanhar a transmissão, acesse o link http://bit.ly/20iAXd3.

 

A palestra marca o encerramento da campanha ''Trabalho Infantil - você não vê, mas existe'', encabeçada pelo TST desde o último de dia 14 de dezembro. Ela é composta por seis vídeos que foram veiculados em cadeia de rádio e televisão, além das redes sociais e nos cinemas.

 

foto: Divulgação TSTO ATIVISTA - Kailash Satyarthi tem 61 anos e desde os 26 anos atua na linha de frente do combate ao trabalho infantil, comandando pessoalmente ações para libertar crianças e resgatar sua dignidade. Kailash liderou o resgate de cerca de 80 mil crianças e desenvolveu um modelo eficiente para sua educação e reabilitação. Ele é um dos fundadores da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, coalizão mundial de ONGs, associações de professores e sindicatos trabalhistas, voltada para a causa da infância digna e protegida.

 

Para Satyarthi, o trabalho infantil é um problema global, e deve ser pensado globalmente, com o envolvimento das instituições da sociedade civil.  É a segunda vez que o Nobel da Paz vem ao TST. Em 2012 ele participou da conferência de abertura do Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho.

 

DADOS - Segundo dados do IBGE, mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e sete anos, trabalham no Brasil. Mais de 70 mil têm, no máximo, nove anos. Além de terem baixa remuneração, uma em cada quatro crianças deixa a escola e muitas estão submetidas às formas mais degradantes de trabalho. Em cinco anos foram registrados mais de 12 mil acidentes com crianças trabalhando.

 

Veja também:

 

25/01/2016 04:32 | Trabalho Infantil: toda criança merece ser criança e tem direito a brincar 
25/01/2016 10:22 | Combate ao trabalho infantil: veja vídeos do TST

 

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 02/02/2016 (Com informações do TST)