Presidente do TRT5-BA retoma visita às varas para ouvir demandas

 Secom TRT5

 

 

Na última terça-feira (19), a Seção de Arquivo e as 36ª, 37ª, 38ª e 39ª Varas do Trabalho de Salvador foram visitadas pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, desembargadora Maria Adna Aguiar. Os encontros marcam a retomada do programa iniciado no começo da gestão, em que a presidente reserva um dia da semana - normalmente às quartas-feiras - para despachar no Fórum do Comércio, com o objetivo de facilitar o acesso de juízes e servidores ao Gabinete da Presidência.

 

''Estamos aqui não apenas para verificar as condições de trabalho, mas principalmente para ouvir as demandas dos servidores. Afinal, não queremos um tribunal que adoeça os servidores'', afirmou a desembargadora Adna Aguiar. Em cada lugar que passou, a presidente reiterou o compromisso de colher sugestões e adotar procedimentos que visem a melhoria da rotina de trabalho nas secretarias das varas e, por consequência, a qualidade de vida de todos, magistrados, servidores, advogados e partes.

 

 secom TRT5

 

PLEITOS - Entre as principais demandas dos servidores - sinalizadas em novembro através da Comissão de Diretores de Varas (veja detalhes) - estão o aumento do quadro de servidores e a redução do horário de atendimento externo. Sobre este tópico, a presidente afirmou que já estuda como tal redução se dará e que pautou o tema na próxima reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais do Trabalho (Coleprecor), marcada extraordinariamente para o dia 2 de fevereiro, em Brasília.

 

Já os servidores que trabalham no Arquivo solicitaram novos estudos visando à detecção de agentes causadores de insalubridade na sala de cadastramento de processos, no 7º andar do Fórum do Comércio, tendo em vista que o espaço não possui janelas, o que provoca sensação de confinamento. Sobre isso, a presidente disse que solicitará à Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho novo estudo das condições ambientais, visando adequar as dificuldades sinalizadas.

 

 Secom TRT5

 

A presidente foi acompanhada na visita por vários diretores da área administrativa, entre eles o diretor da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância, Wellington Almeida.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 21/1/2016