Diretores de Varas formalizam sugestões à Presidência

O encontro contou com a presença de desembargadores que já foram gestores do Regional

 

Os diretores de Varas entregaram nesta quinta-feira (10/12) um documento à presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, em que formalizaram  uma série de sugestões para a melhoria das condições de trabalho naquelas unidades. Dentre elas, a redução do horário para atendimento externo e a reimplantação do Núcleo de Inteligência, que dedicava-se à localização de bens dos devedores em processos na fase de execução.

 

A entrega ocorreu durante o expediente semanal que a presidente vem realizando no Fórum do Comércio. Desta vez, para o encontro agendado com os diretores, a presidente convidou também a atual vice-corregedora e ex-vice-presidente do Tribunal, desembargadora Nélia Neves, e os desembargadores Ana Lúcia Bezerra e Paulino Couto, devido à experiência prévia deles como gestores do Regional e a afinidade com os temas abordados.

 

Foi a desembargadora Ana Lúcia quem criou a Central de Execução, junto com o Núcleo de Inteligência, quando presidente, e o desembargador Paulino quem, pela primeira vez, reduziu o expediente externo do TRT5 -  à época era de dez horas seguidas (das 8 às 18h)  e passou para oito horas (das 9 às 17h). "Eu os convidei também porque compartilhamos dos mesmos valores humanistas e de respeito aos servidores", destacou ainda a presidente.

 

Os diretores aplaudiram os desembargadores convidados, reconhecendo as antigas conquistas. Frisaram que o retorno da pesquisa de devedores à Central é fundamental porque as ferramentas usadas para esse tipo de serviço são complexas e exigem grande especialização. Quanto à uma nova redução do atendimento externo ressaltaram que o objetivo é garantir tempo para os servidores se  dedicarem às atividades internas e que a medida se justifica ainda mais a partir da implantação do processo eletrônico (PJe-JT) em todo o Regional, que garante o acesso aos processos durante 24 horas.

 

O desembargador Paulino Couto lembrou que, " historicamente, as conquistas sociais costumam ser gradativas" e reconheceu a necessidade de se analisar uma nova adaptação do horário de expediente externo às atuais condições de trabalho. Informou ainda que em muitos outros tribunais, inclusive em instâncias superiores de Brasília, o expediente externo costuma ser reduzido, geralmente de meio-dia às 19 horas.

 

A presidente Adna Aguiar prometeu debruçar-se sobre as demandas apresentadas e adiantou que pretende criar um grupo de monitoramento para os projetos que forem encaminhados pelo TRT5 à Brasília,que contará com a representação dos servidores. Dentre os projetos que pretende encaminhar, está a ampliação do quadro, para o qual já foi iniciado um estudo de fundamentação. "A nossa imensa dimensão territorial é um dos aspectos que vamos ressaltar. Quatro de nossas jurisdições são maiores que todo o estado do  Rio de Janeiro", exemplificou.

 

Também participaram do encontro com os diretores de Varas, o juiz Sérgio Ferreira Lima, auxiliar da Presidência, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Cristiane Lobo, e o diretor da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância, Wellington Oliveira. Eles aproveitaram a ocasião para trocar informações sobre as condições de teletrabalho no Regional.

 


Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 11/12/2015