Presidente vai ao Comércio e ouve sugestões de diretores de Varas


Diretores de Varas dialogaram com a presidente do TRT5, expondo sugestões e dificuldades, em seu primeiro dia de despacho no Fórum do Comércio

 

 

O aumento do quadro de servidores e a redução do horário de atendimento externo foram algumas das sugestões levadas pelos diretores de Secretarias de Varas à presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, na tarde de ontem (18/11), durante produtivo encontro no Fórum do Comércio. Na ocasião, a magistrada, que estava acompanhada dos seus assessores, informou que vai dedicar todas as quartas-feiras para despachos naquele prédio, de modo a facilitar o acesso de quem trabalha no local ao Gabinete da Presidência.

 

"A valorização dos servidores e do ambiente de trabalho serão pilares fundamentais desta gestão. Por isso fiz questão de vir aqui conhecê-los e ouvi-los diretamente. Vamos analisar cuidadosamente cada pleito apresentado aqui e, se tivermos que adotar mudanças, o faremos juntos", ressaltou a presidente no encontro, onde o diálogo fluiu com informalidade e franqueza, resultando em uma rica troca de informações.

 

Muitos diretores manifestaram-se, reafirmando o seu compromisso com a instituição. Alertaram, por outro lado, que nem mesmo o reconhecido empenho de todos poderá evitar futuros danos à qualidade e à produtividade das varas se algumas medidas não forem adotadas com urgência pela Administração.


Denilson Carvalho, integrante da Comissão de Diretores de Secretarias de Varas, foi um dos que demonstrou preocupação com os efeitos decorrentes da Resolução 63/2010 do CSJT, que modificou a estrutura organizacional da Justiça do Trabalho. "Hoje existem menos servidores para dar efetividade às ordens judiciais, havendo necessidade de recomposição do quadro de pessoal nas secretarias", ponderou.

 

SERVIÇO AUMENTOU - Outro dado levantado pelo grupo foi o elevado volume de petições que ingressa cotidianamente pelo PJe-JT, muitas delas sem o devido ordenamento ou de forma repetitiva, o que dobra o trabalho de recepção desse material. Por dia, informaram, ingressam cerca de 60 a 80 petições eletrônicas e mais dezenas direcionadas aos processos físicos em cada vara. Esses números revelam que o volume de serviço na verdade cresceu, até o momento, com o processo eletrônico, ao contrário das expectativas, segundo os diretores.

 

Por conta disso, afirmaram, a maioria deles continua trabalhando com o sistema em casa, nos feriados e finais de semana, para tentar dar conta do serviço. E, apesar dessa sobrecarga, têm sido rotineiras as cobranças e até conflitos com advogados, que esperam pronto atendimento para as suas demandas.

 

Os diretores sugeriram que o TRT5 faça uma ampla campanha para que os advogados peticionem corretamente pelo PJe e eSamp, e solicitaram a redução do horário de atendimento externo, de forma que haja tempo para a realização das tarefas ligadas à movimentação processual. Essas e outras sugestões serão entregues, com mais detalhes, à presidente Adna Aguiar, em documento elaborado pela Comissão de Diretores, nos próximos dias.

 

Participaram do encontro com os diretores de Varas, os seguintes assessores da Presidência: Yerma Rossi (Secretária-geral da Presidência); Cristiane Lobo (Secretaria de Gestão de Pessoas); Antonio José Imperial (Diretoria-Geral); Maria Ester Muiños (Coordenadoria Administrativa); Pedro Marcelo Reis (Coordenadoria de Manutenção e Conservação), Rogério Fagundes de Assis (Coordenadoria de Atendimento ao Público) e Wellington Oliveira (Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância).

 

OUTROS ENCONTROS - A presidente Adna Aguiar também recebeu ontem à tarde, no gabinete do Comércio, a juíza Manuela Hermes (VT de Barreiras), o juiz André Amorim (diretor do Fórum do Comércio), acompanhado do diretor da Secretaria de Assessoramento Jurídico da Presidência, João Gonçalves Franco Filho e a juíza Rosemeire Fernandes (presidente da Amatra 5), acompanhada do juiz Jeferson Almeida (VT de Eunápolis).

 


Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 19/11/2015 (atualizada em 22/11/2015)