TRT5 participa do IV Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário

O chefe da Seção de Gestão Documental (Arquivo) do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), Benedito José de Santana, representará o TRT5 no IV Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, que começa nesta quarta (18/11) e vai até sexta (20), na Associação Médica de Brasília (AMBR). O evento tem como tema principal "As perspectivas dos documentos digitais no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro".

 

O encontro reunirá estudiosos e especialistas preocupados com a gestão dos documentos digitais, envolvendo sua produção, utilização oficial e guarda. Esta edição é coordenada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em parceria com os demais Tribunais Superiores, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

 

A abertura do Congresso terá como foco a marca da gestão documental de base digital: "E-agora Brasil? A Era da Transparência e da Democracia em Rede", com o especialista Gil Giardelli, que tem 15 anos de experiência na área. O professor da UnB, Renato Tarcísio, voltará à pauta com "A gestão de documentos como pilar principal para a expansão do acesso aos documentos de arquivo".

 

Durante os dias do evento, o tema da gestão dos documentos digitais será tratada sob os seguintes aspectos: tecnológico, visão de futuro e político-legal. Entre os assuntos de interesse dos profissionais da área, destacam-se a situação das políticas públicas para o setor, segurança da informação e preservação da memória institucional nesse novo cenário.

 

Nesse contexto, será importante a participação do professor Daniel Flores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-doutor em Documentos Digitais pela Fundação Carolina/USAL (Espanha). Ele falará sobre A Manutenção da Autenticidade, Confiabilidade e Fonte de Prova dos Documentos Arquivísticos Digitais.

 

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a expansão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trarão as discussões para uma realidade específica do Poder Judiciário. A legalidade e os aspectos jurídicos dos documentos digitais serão os destaques do último dia de encontro.

 

EXPOSIÇÃO- Os participantes do evento poderão ter acesso à exposição Vozes da Defesa, organizada pela Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento do STM.

 

O trabalho permitirá ao visitante ouvir dez áudios históricos que registram as sustentações orais dos seguintes defensores: Sobral Pinto, Lino Machado Filho, Heleno Fragoso, Augusto Sussekind de Moraes Rego, José Luiz Clerot, Elizabeth Martins Souto, Nélio Machado, Luiz Eduardo Greenhalgh, Arnaldo Malheiros Filho e Técio Lins e Silva.

 

Todas as sustentações dizem respeito a processos que compreendem o período de 1976 a 1980 e que foram julgados com base na Lei de Segurança Nacional (DL 898/1969).

 

 

Secom TRT5 ( Com informações do Supremo Tribunal Militar) - 18/11/2015