TRT5-BA discute alternativas para a retomada da nova sede no CAB

 

 

A identificação de alternativas para a retomada da obra da nova sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) no Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi discutida em uma reunião ocorrida na última sexta-feira (13/11) entre a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Adna Aguiar, e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro Vilar de Queiroz. O arquiteto e urbanista já foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e membro do Conselho Superior da União Internacional dos Arquitetos (UIA), tendo trabalhado por 40 anos com o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, autor do projeto arquitetônico da nova sede do Tribunal.


 
O encontro foi realizado no Gabinete da Presidência, em Nazaré, contou com a participação da presidente da comissão de acompanhamento da obra, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, e dos desembargadores Paulino Couto e Norberto Frerichs, além do engenheiro atualmente responsável pela obra no CAB, Maxwell Mascarenhas dos Anjos. ''Precisamos de alguém desta expertise para nos auxiliar no prosseguimento desta obra, que por mim já pode ser considerada como retomada'', afirmou a presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar.

 


 
HAROLDO PINHEIRO - Formado pela Universidade de Brasília (1980), Haroldo Pinheiro iniciou sua carreira ao lado de nomes como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, tendo posição de destaque na elaboração e desenvolvimento de importantes projetos e obras em conjunto com Lelé, dentre os quais os hospitais da Rede Sarah. Entre seus principais trabalhos, é autor do projeto e membro da direção da obra de 'retrofit' do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, com supervisão de Oscar Niemeyer; coautor do anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo para alteração no centro urbano de Brasília, com Lucio Costa; e atuou em inúmeros projetos e obras com o arquiteto Lelé, fundando, em sociedade, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (Instituto Habitat).


 
Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 16/11/2015