Posse da nova mesa diretora do TRT5-BA será transmitida ao vivo

 

A solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) será transmitida ao vivo, a partir das 19 horas desta quinta-feira (5/11). Para assistir clique aqui. A desembargadora Maria Adna Aguiar toma posse na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como presidente do Regional baiano para o biênio 2015-2017. Também serão empossados a vice-presidente, desembargadora Maria de Lourdes Linhares; o corregedor regional, desembargador Esequias de Oliveira; e a vice-corregedora, desembargadora Nélia Neves.

 

"Quero um TRT5-BA voltado para o interesse coletivo, para a sociedade, baseado nos direitos humanos. Será uma presidência de todos, baseada em valores como respeito e harmonia, objetivando uma prestação jurisdicional de excelência", afirma a desembargadora, que será responsável por gerenciar um Tribunal que recebe uma média de 115 mil novos processos por ano em 88 Varas do Trabalho espalhadas pelo estado, além da Segunda Instância, composta por 5 Turmas e 3 Seções Especializadas.

 

Nascida em Acajutiba (BA), a presidente do TRT5 para o biênio 2015/2017 é portadora de pólio desde os 2 anos de idade, com trajetória de vida marcada pela atuação social em defesa das minorias, especialmente as mulheres e os deficientes físicos. Desembargadora desde 2001, é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1974, especializou-se em Direito Processual Civil também pela UFBA e em Direitos Humanos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1995, foi procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA). Já desempenhou a função de desembargadora conciliadora do Juizado de Conciliação de 2ª Instância, de presidente da Seção Especializada em Dissídios Coletivos e foi vice-presidente do TRT5-BA no biênio 2009/2011. Em 2014, foi convocada para exercer o cargo de desembargadora auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

Ao assumir a Presidência, a magistrada diz que a prioridade de sua administração será a atividade fim, ou seja, a efetividade das decisões do TRT5-BA. "O processo deve durar o menor tempo possível. Até a sentença do juiz, conseguimos fazer tudo em tempo recorde, contudo, na execução, ainda temos alguns problemas, o que traz a demora na Justiça do Trabalho. Para isso, precisamos fazer grandes acordos e conciliações, manter sempre um canal aberto entre o empregador e trabalhador. Negociando e ajustando é que se resolve", analisa.

 

A desembargadora Adna Aguiar também destaca o atual momento de crise econômica no país e, consequentemente, o aumento das ações trabalhistas: "Com o fechamento das empresas, ao ser demitido, o trabalhador acaba sendo o grande penalizado e só encontra abrigo na Justiça do Trabalho. É preciso que sejam revistas essas condutas", conclui.

 

LOURDES LINHARES - Nascida em Salvador (BA), a vice-presidente do TRT5 para o biênio 2015/2017 é desembargadora desde julho de 2002. Ela já foi servidora do Tribunal entre 1981 e 1989, quando ingressou na magistratura. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), tem especialização em Direito do Trabalho. Já atuou nas Varas do Trabalho de Juazeiro, Feira de Santana e Salvador. Foi condecorada no grau de Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho pelo TST, em 1995, premiada como "destaque do ano" pela Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), em 1999, e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB/BA) em 2006.

 

ESEQUIAS PEREIRA DE OLIVEIRA - Nascido em Cruz das Almas (BA), o corregedor regional do TRT5-BA para o biênio 2015/2017 é desembargador desde fevereiro de 2002. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1981, especializou-se em Processo Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1987, foi juiz de Direito no município de Queimadas e membro do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) por 17 anos, tendo sido procurador-chefe entre 1993 e 1995. Foi presidente da Seção de Dissídios Individuais I em 2009 e em 2013/2015.

 

NÉLIA NEVES - Nascida em Ilhéus (BA), a vice-corregedora regional do TRT5 para o biênio 2015/2017 é desembargadora do TRT5-BA desde julho de 2002. Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itabuna, em 1975, posteriormente formou-se em Direito pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, em 1982, sendo aprovada no ano seguinte como juíza do Trabalho. Atuou nas Varas do Trabalho de Itamaraju e Guanambi. Exerceu o cargo de vice-presidente do TRT5-BA no biênio 2013/2015.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 5/11/2015